Mesmo tendo reivindicações atendidas, alunos radicalizam e mantêm ocupação no prédio da Unir/Centro

Mesmo tendo reivindicações atendidas, alunos radicalizam e mantêm ocupação no prédio da Unir/Centro

Mesmo tendo reivindicações atendidas, alunos radicalizam e mantêm ocupação no prédio da Unir/Centro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Alunos da Unir – Universidade Federal de Rondônia –, liderados por estudantes do curso de Medicina, mantiveram a ocupação do prédio da Unir/Centro mesmo depois de terem a reivindicação do movimento atendida pelo reitor Ene Glória da Silveira. *Glória decretou sobrestamento da Resolução 040/Consad, que prevê um código disciplinar para discentes, até que o mérito da questão seja decidido pelos conselhos superiores da universidade, o que deverá ocorrer apenas no ano que vem. Com o ato do reitor, os efeitos da resolução estão suspensos por tempo indeterminado. *“Trata-se de intransigência por parte dos alunos. O movimento reivindicava a anulação pura e simples da resolução, coisa que não tenho poder para fazer de acordo com o estatuto da Unir. A única maneira de contornar o problema é pelo sobrestamento até que os conselhos superiores decidam a questão. A anulação compete ao Conselho Superior Universitário (Consun), e não à reitoria. Com o sobrestamento, a resolução, na prática, deixa de existir, inclusive liberando o aluno que foi enquadrado pela resolução do processo administrativo do qual era alvo”, disse o reitor. *Na sexta-feira (06), Glória anunciou aos alunos que ocupam os corredores da Unir/Centro a intenção de decretar o sobrestamento da resolução a fim de encerrar a ocupação. No mesmo dia, os alunos deram mostras de que não aceitariam a proposta. Eles foram recebidos pela procuradora federal da Unir, Maria de Fátima Pantoja, que explicou os passos que poderiam levar à extinção da resolução. “Só o Consun pode fazer isso. Não se trata de uma competência do reitor”, explicou Pantoja. “Na melhor das hipóteses, obedecendo ao estatuto da Unir, com o sobrestamento essa questão só voltará à tona no ano que vem”. *“Eles não queriam o fim da resolução 040? Pois eu fiz tudo o que estava ao meu alcance. Se eles decidirem manter a ocupação, eles que se expliquem à sociedade, pois a administração da Unir não se furtou ao debate, ao diálogo e à troca de idéias. A administração foi flexível e cedeu em suas reivindicações. A ocupação das instalações da Unir agora deixa de caracterizar um movimento reivindicatório e passa a ser um movimento que atende, sabe Deus, a que interesses”, concluiu o reitor.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS