Vilhena está entre os 10 novos pólos do agronegócio

Vilhena está entre os 10 novos pólos do agronegócio

Vilhena está entre os 10 novos pólos do agronegócio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Em consulta realizada junto a especialistas do agronegócio pela revista Exame, edição 849, publicada no Guia Exame 2005 - Caderno Agronegócio o município de Vilhena, localizado no Cone Sul de Rondônia, divisa com o Mato Grosso, está sendo considerado um dos 10 mais dinâmicos na fronteira agrícola brasileira. Fazem parte das outras nove cidades citadas pelos especialistas - consultores, empresários, produtores rurais, pesquisadores, entidades do setor e integrantes do governo, Balsas (MA), Linhares (ES), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Mineiros (GO), Primavera do Leste (MT), Rio Verde (GO), Santarém (PA), Sorriso (MT), e Uruçuí (PI). *De acordo com a reportagem veiculada pelo Guia, Vilhena, que conta com uma população de 65.800 habitantes, exportou 31 milhões de dólares em 2004, 55% a mais do que no ano anterior, tendo como principais atividades agropecuárias arroz, gado, milho e soja. Como destaque nesta atividade está a cultura da soja pela alta produtividade, chegando a 3,2 toneladas por hectare, 40% acima da média nacional. Um dos especialistas ouvidos pela Exame, Luiz Carlos Carvalho, diretor da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), observa que o principal gargalo apresentado em Vilhena é a infra-estrutura deficiente, principalmente com relação ao aspecto logístico que dificulta o escoamento da produção. Para ele, ainda vai demorar para ter a infra-estrutura desejada, mas vale a pena, porque a terra é de excelente qualidade. Praticamente toda a produção de grãos de Rondônia é escoada pela hidrovia do Rio Madeira até o porto de Itacoatiara, no Amazonas, de onde segue para a Europa. *Para atender essa demanda de tecnologia agropecuária, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Rondônia, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve trabalhos de pesquisa com grãos em Vilhena desde o início da década de 80. No caso da soja, são conduzidos experimentos visando à obtenção de novas variedades em conjunto com a Embrapa Soja e o Centro Tecnológico de Pesquisa Agropecuária em Goiás. Já foram lançadas as cultivares de ciclo curto BRS Pirarara, BRS Aurora, BRS Seleta e a BRS Tianá recomendadas para Rondônia e Mato Grosso. Em outubro, serão implantadas 35 mil linhagens RR, ou seja, transgênica, e nove mil convencionais. *Com a cultura do arroz, fala o supervisor do Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, José Cláudio Alves, os produtores já têm acesso as cultivares Primavera e Colosso que são de ciclo precoce e para a safra de 05/06 está sendo recomendada a cultivar curinga. Com esta cultura, os pesquisadores também desenvolvem atividades de melhoramento genético e de manejo cultural do arroz terras altas, anteriormente denominado de arroz de sequeiro. *Além destas culturas, existem trabalhos no CEV com o algodão, feijão phaseulos e com milho visando a adaptação de cultivares para a região.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS