Lacen recebe o certificado de excelência em análises do PNCQ

Lacen recebe o certificado de excelência em análises do PNCQ

Lacen recebe o certificado de excelência em análises do PNCQ

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) recebeu pelo sétimo mês consecutivo o certificado de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) pelo atendimento de analise laboratorial oferecido pelo sistema estadual de saúde pública através do Lacen. *O programa tem como objetivo realizar a avaliação da qualidade proporcionando um constante aprimoramento científico da equipe técnica e principalmente a confiabilidade dos laudos. As avaliações foram iniciadas em fevereiro e a meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é a obtenção do Selo de Qualidade, que é homologado pelo PNCQ após 12 meses consecutivos de certificação em excelência. *?A administração Ivo Cassol entende que o controle da qualidade é um elemento fundamental para um laboratório clínico moderno. É um componente vital que assegura a comparabilidade dos resultados com outros laboratórios o que permite avaliar o seu desempenho em longo prazo? explicou Milton Moreira secretário da Sesau. *A avaliação é feita através de kit com uma série de amostras de controle que são enviadas pelo PNCQ para análise do Lacen. O laboratório central realiza os exames das amostras e os remete ao PNCQ, que avalia a precisão e exatidão dos resultados e realiza os cálculos estatísticos. O kit é enviado ao Lacen em embalagem que mantém a integridade das amostras e impede qualquer vazamento para o meio ambiente. *Organismos internacionais - O PNCQ é um sistema de qualificação que atende e segue às recomendações de organismos internacionais como a OMS - Organização Mundial de Saúde; IFCC - International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine; COLABIOCLI - Confederación Latinoamericana de Bioquímica Clínica; Guia 43, da ISO International Standard Organization e a NCCLS - National Committee for Clinical Laboratory Standards. *?O atendimento às diretrizes desses organismos, permite ao Lacen através do PNCQ uma constante atualização, mantendo-se nivelado em avaliações corretas com os melhores centros de analise existentes nos país e no exterior? afirmou Milton Moreira. *114 mil análises em 2004 - O número de procedimentos laboratoriais também tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em 2000 foram apenas 4852 atendimentos, em 2001 somente 7903, no ano de 2002 o laboratório realizou 13.797 exames. ?O grande salto aconteceu em 2003, no primeiro ano da administração Ivo Cassol, quando o Lacen atendeu 33.027 procedimentos e em 2004 realizou expressiva marca de 114 mil análises, que em relação ao ano de 2000 aponta um aumento de aproximadamente 2300%? explicou o secretário da Sesau.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS