Fiscalização do meio ambiente é discutida no dia mundial do Turismo na Fimca

Fiscalização do meio ambiente é discutida no dia mundial do Turismo na Fimca

Fiscalização do meio ambiente é discutida no dia mundial do Turismo na Fimca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Faculdades Integradas Aparício Carvalho ? FIMCA, através da coordenação e turmas do primeiro, segundo e terceiro períodos do curso de Turismo, realizaram nos dias 26 e 27 de setembro a II Semana do Turismo, com o tema ?Turismo e Meio Ambiente: Desafios e Perspectivas para Rondônia. O seminário foi organizado em homenagem a passagem do dia Mundial do Turismo e do Turismólogo comemorado dia 27. *Órgãos fiscalizadores e empreendedores foram convidados a participar do seminário. Os palestrantes falaram aos acadêmicos e convidados sobre as possíveis possibilidades do desenvolvimento sustentável em Rondônia, mantendo a biodiversidade e preservando todos os cenários cênicos existentes no Estado . A situação atual quanto a fiscalização na região foi o tema mais discutido. *Para o professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da FIMCA, Antônio Hernandes, as pessoas devem ter consciência de que é possível ter rentabilidade na Amazônia sem destruir a flora natural. ?É preciso haver mais pesquisa. Imagine quantas drogas podem existir na floresta amazônica que ainda são desconhecidas pelo homem e que podem trazer cura para milhões de pessoas?, afirma Hernandes. *Ivo Benitz, procurador de justiça, falou que aos poucos a população está se conscientizado da importância da conservação da natureza e isso facilita a atuação Ministério Público para cumprir a Legislação Ambiental e o Código Nacional do Meio Ambiente (Conama). *?O fato das pessoas estarem se unindo em sociedades organizadas, através de ong`s, associações ou cooperativas, é importante para legitimar os pedidos da população? , ressaltou o procurador falando da importância da organização da sociedade. *Quanto a fiscalização, o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Josenildo Jacinto Nascimento, ressaltou ao público que a legislação ambiental no Brasil é uma das melhores do mundo, ?porém nosso contingente de pessoas e de equipamentos é insuficiente para fiscalizar área tão grande?, justificou o major. ?Dentro das nossas possibilidades estamos sempre em parceria com Ministério Público, Delegacia Ambiental, Sedam e Ibama?, concluiu. *Alan Mayhone, zootecnista e analista ambiental do Ibama, afirmou o compromisso maior da instituição que é de criar reservas, através de um plano de manejo. ?Nesse plano, poderemos delimitar quais áreas podem ser exploradas para turismo ecológico, pesquisa e zona de exploração?. *Para a coordenadora do curso de Turismo, Eldelícia Souza o principal objetivo do seminário foi alcançado. ?Os alunos ficaram satisfeitos e o seminário abriu os horizontes deles quanto a real situação dos órgãos fiscalizadores. Eles estão pedindo até que façamos mais vezes encontros com cada representante em sala de aula para que possam expandir mais o assunto?.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS