Ministro Ronaldo Leal acompanha implantação de Sistema Integrado de Gestão de Informação no TRT em Porto Velho
O ministro Ronaldo Lopes Leal presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) encerrou sua visita nesta terça-feira(26) ao Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, depois de conhecer os trabalhos que o Regional tem desenvolvido para chegar com mais agilidade aos jurisdicionados.
*Inicialmente o ministro Leal manteve reunião com a juíza-presidente Elana Cardoso Lopes Leiva de Faria e o vice juiz Carlos Augusto Gomes Lôbo. Ronaldo Leal conversou tambem com os juízes que compõem o Tribunal Pleno e falou entre outros assuntos, sobre os investimentos em sistemas modernos de informatização e procedimentos que o Tribunal Superior do Trabalho está adotando, a partir de estudos, para aprimorar os serviços e melhorar a tramitação processual, especialmente na fase de execução e dar uma resposta mais ágil aos jurisdicionados.
*Segundo Leal, o TRT da 14ª já está utilizando algumas das novas ferramentas, como o sistema de cálculo trabalhista rápido, carta precatória eletrônica entre outros. O ministro afirmou ainda que em curtíssimo prazo todas as unidades da Justiça do Trabalho brasileira estarão interligadas virtualmente, possibilitando aos juízes, diretores e servidores em qualquer parte do território nacional trocarem informações e adotaram medidas que possam somar na qualidade dos serviços da Justiça.
*A Secretária Geral da Presidência do TST Valéria Valente, Diretor de Processamentos de Dados Humberto Magalhães Ayres e Secretária de Gabinete Maria de Fátima Palhares, que acompanham o ministro nas visitas, estiveram com o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRT, Mateus Damasceno Correa que falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela STI da 14ª Região na implantação dos sistemas de informatização da Justiça do Trabalho. Em seguida conheceram ainda, a 2ª e 5ª Vara da Capital e conversaram com a juíza Arlene Regina do Couto Ramos, titular da 5ª VT e Diretora do Fórum Trabalhista.
*Segundo o Diretor de Processamentos de Dados do TST, Humberto Ayres “a equipe da STI do TRT da 14ª Região demonstrou profundo comprometimento com o a implantação do sistema virtual da JT”, afirma.
*Depois de conhecer uma das Unidades Móveis do TRT, que tem sido uma das ferramentas de aproximação da Justiça do Trabalho com as comunidades de difícil acesso nos Estado de Rondônia e do Acre, o ministro gravou nesta terça-feira entrevista para o programa Justiça & Cidadania, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal. De Porto Velho o Ministro Ronaldo Lopes Leal e equipe viajam para visitar os TRTs do Amazonas e do Maranhão. (CG)