A Procuradoria-Geral do Ministério Público do Estado de Rondônia inova mais uma vez. Foi lançado na tarde de ontem o sistema de busca Oráculo, uma ferramenta que permitirá o acesso da população, universitários e operadores do Direito à pesquisa das ações produzidas pelos membros da Instituição. O serviço está disponibilizado no Portal do MP no endereço eletrônico www.mp.ro.gov.br.
*Com apoio da Procurador-Geral de Justiça Abdiel Ramos Figueira e do Secretário-Geral Éverson Antônio Pini, a ferramenta foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Nesse primeiro momento, o Oráculo reúne informações sobre CD Institucional do MP, lançado em abril de 2005.
*Os operadores do Direito terão acesso à legislação federal e estadual, atos normativos estabelecidos pelo Colégio de Procuradores de Justiça, dados estatísticos, estatutos da Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmp) e da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), além de informações sobre os concursos.
*O sistema é semelhante ao Google, utilizando com freqüência pelos usuários da Internet. “O Oráculo permite o acompanhamento de processos, ações, pareceres e além de outros documentos produzidos por membros do MP. O usuário pode ler qualquer documento, copiar, mas não é possível alterar”, alertou o diretor da DTI, William Sérgio Guimarães.
*De acordo com a DTI, os Assessores Jurídicos estão trabalhando na disponibilização dos documentos dos anos de 2005 e 2006. O próximo passo será a criação de um banco de informações sobre as decisões dos Promotores de Justiça de todas as Comarcas.