PORTAL TERRA – Dom Moacyr Grechi diz que suas declarações foram usadas para tentar prejudicar Dom Antônio
*Um site de Rondônia divulgou na noite de ontem (sexta-feira, 22)um vídeo atacando o bispo de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, contrário ao candidato à reeleição ao governo do Estado, Ivo Cassol. Nas imagens, o bispo aparece numa pizzaria tomando cerveja e caipirinha. O site acusa o religioso de desrespeitar a Igreja, ameaçar os jornalistas e de defender a prostituição de mulheres. Há algumas semanas, Dom Antonio lançou um cartaz onde aparece o nome e foto dos 24 deputados estaduais envolvidos no escândalo da Assembléia Legislativa, e também do governador Ivo Cassol. O candidato entrou com uma liminar no Tribunal Regional Eleitoral pedindo que a distribuição do material fosse proibida. Entretanto, a liminar foi cassada no último dia 20 em sessão tumultuada no Tribunal.
*O Bispo alegou ter recebido várias ameaças de morte, acusando publicamente o governador de ser o autor de uma carta com tais ameaças. Logo após a divulgação do vídeo, Dom Antônio divulgou uma nota intitulada "Para o bem da verdade", condenando a atitude da jornalista Ivonete Gomes, autora da matéria, de anti-ética por desrespeitar sua vida particular, e confirmando ter ingerido bebida alcoólica: "uma caipira como aperitivo e (...) uma cerveja; uma única garrafa em três pessoas", diz a nota.
*O religioso explicou melhor o posicionamento que teve no vídeo sobre prostituição, no seguinte trecho: "Não vivemos mais em regime de Cristandade. Hoje a sociedade está secularizada. Nesta sociedade nem sempre os princípios cristãos são respeitados pelos legisladores. Disse também que em caso de haver na sociedade brasileira uma lei que regularize a prática da prostituição, este fato não deveria afastar os verdadeiros cristãos de serem fiéis aos mandamentos de Deus, que proíbe tal prática".
*Ainda na nota, o Bispo se retratou reconhecendo seu erro quando afirmou em uma carta à população que Ivo Cassol era o autor de uma carta contendo ameaças a ele.
ENGANADO
*Em declaração à Diocese de Ji-Paraná, o arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, conhecido nacionalmente por sua luta contra a corrupção no Acre, disse que foi usado pela equipe de reportagem do site.
"Ela (a jornalista) insistiu muito e eu disse sobre as famílias que sofrem diariamente com esse problema. Jamais percebi que estava sendo utilizado por essa 'jornalista'", afirmou o Arcebispo.
*Por fim, ele declarou: "conheço Dom Antônio e sei que é um homem de bem e que está sofrendo muito com essa perseguição. Ele tem o meu profundo respeito e admiração, e quero que Deus o ajude neste momento", finaliza Grechi.