*O Tribunal de Justiça de Rondônia está apoiando a 1ª Semana da Cidadania, iniciada na última segunda-feira (29) em todo o estado, desenvolvida pelo executivo estadual através da Secretaria de Educação. O presidente do Poder Judiciário, Desembargador Valter de Oliveira, oficializou a participação de magistrados nas Comarcas do interior.
*A Justiça Estadual está atuando de forma expressiva através da presença de magistrados e servidores nas escolas onde estão sendo desenvolvidas as atividades. Os juízes Leonel Pereira da Rocha (Espigão do Oeste), Márcia Regina Gomes Serafim (Alta Floresta), José Antônio Barreto (Alvorada do Oeste), José Gustavo Melo Andrade (Cerejeiras), Johnny Gustavo (Colorado), Maria Abadia (Ji-paraná), Liliane Pegoraro (São Miguel do Guaporé), Euma Mendonça Tourinho (Cacoal), Áureo Virgílio Queiroz (Cacoal), Mário José Milani e Silva (Cacoal), Carlos Augusto Teles de Negreiros (Cacoal), Fabiano Pegoraro Franco (Cacoal) e Sandra Beatriz Merenda (Vilhena) são alguns dos magistrados que estão participando.
*Eles estão palestrando sobre temas como ?Cidadania e Direito do Próximo?, ?Drogas e seus males?, ?Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente?, Estatuto da Criança e do Adolescente?, ?Violência Doméstica e Desarmamento?, ?Infância e Juventude?, ?Voto Consciente?, entre outros.
*Nestas Comarcas, além dos juízes, servidores também estão envolvidos. São assistentes sociais, oficiais de justiça, comissários de menores, assessores e outros integrantes do Poder Judiciário. Os assistentes sociais envolvidos são: Vanessa Simões de Freitas (Cerejeiras), Francisco de Assis Marques (Colorado). Andréia Cristiane Lobato (machadinho do Oeste) e Dione Alves da Silva (Costa Marques).
*Além destes, estão participando os servidores Claudia Yana Esteves (assessora de juiz em Espigão), Antônio Andrade (comissário e administrador do Fórum de Ariquemes), Alcene Cadrink (oficial de justiça em Alvorada), Marcondes Nonato Bento (comissário de menores em Alvorada) e Edson Carlos Fernandes de Souza (secretário em Nova Brasilândia).
*O projeto, do governo do estado, foi lançado em julho deste ano e acontece até 02 de setembro, com a participação de todas as escolas estaduais. O trabalho envolve mais de 300 mil estudantes da rede estadual de ensino, professores, instituições públicas e privadas, e das esferas municipal, estadual e federal, na luta pela formação do cidadão. O objetivo é levar aos estudantes e comunidade escolar, mecanismos que ajudem na posse da cidadania.
*O trabalho desenvolvido alcançou um número expressivo de parceiros, entre eles o Poder Judiciário estadual que reconhece a importância do investimento em ações que despertem a sociedade para a prática da cidadania.