*A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a WWF, apresentou nesta semana para a sociedade civil organizada, órgãos ambientais e demais entidades ligada ao meio ambiente a versão final do Roteiro Metodológico do Plano de Uso Múltiplo de Reservas Extrativistas Estadual.
Esse documento possibilitará grandes avanços para o setor extrativista e o atual governo teve a preocupação de trabalhar de acordo com a legislação de Unidades de Conservação que torna obrigatório os Planos de Manejo em Reservas Extrativistas.
*O Roteiro Metodológico é o primeiro passo para direcionar e unificar os procedimentos para a elaboração de Plano de Manejo de Uso Múltiplo, o qual será o maior instrumento de gestão da unidade de conservação.
*Rondônia, conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, é um dos poucos estados que adotou esse termo de referência, considerado pelos seringueiros um importante instrumento e um avanço para o setor e, agora com esse documento podemos dizer que há uma luz no fim do túnel que certamente solucionará 90% dos problemas que os seringueiros vinham enfrentando com a falta de mecanismo e estrutura para a elaboração de um plano de manejo.
*A elaboração do Plano de Manejo de Uso Múltiplo das Reservas Extrativistas é de responsabilidade da Sedam, através do Núcleo de Desenvolvimento Florestal e Faunístico (Nudef), obedecendo ao processo participativo, podendo também ser elaborado de forma direta, pela equipe de planejamento e apoio ou por meio de terceiros mediante a contratação dos serviços, e supervisionada pela equipe designada para acompanhamento e fiscalização dos serviços contratados.
*Para finalizar Augustinho Pastore disse que o setor madeireiro também será beneficiado pelo roteiro metodológico, pois permitirá a exploração nas resex?s de forma legalizada e sustentada.