*O Governo do Estado designou uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação para fazer um diagnóstico da situação educacional das comunidades ribeirinhas nos municípios de Pimenteiras, Rolim de Moura, Pedras Negras, Santo Antônio do Guaporé e Costa Marques, discutindo através de diagnósticos, conversas informais, ciclo de palestras e dinâmicas a importância da escola. O acesso está sendo realizado por via fluvial, numa viagem de doze dias, que termina no dia primeiro de setembro deste ano.
*Segundo o governador Ivo Cassol essa é uma forma de evidenciar o que esses alunos precisam aprender. ?Essa ação possibilita a criação de um espaço público em que os moradores serão capazes de trocar opiniões e debater suas diferenças, buscando soluções coletivas para os problemas educacionais. Investigar as formas de negociação que os moradores estabelecem com o poder público e os conflitos que se apresenta neste processo?.
*Nessas visitas, o principal objetivo dos técnicos é conscientizar as crianças, jovens e adultos sobre a importância de continuar os seus estudos, para colocar o saber adquirido a serviço da sua região de origem. A população que está sendo trabalhada passa por um processo de exclusão social histórico, ocasionado por vários fatores, dentre eles o da localização geográfica, que gera dificuldade de acesso.
*Os princípios pedagógicos estabelecidos pelo governo para o desenvolvimento do diagnóstico da situação educacional nestes municípios, tem por objetivo orientar sobre a importância da Escola no seu cotidiano; conscientizar a importância de saber ler e escrever; enfatizar que as atividades propostas pela Seduc é estabelecer uma discussão, para que tenhamos subsídios para um planejamento mais produtivo; analisar a situação educacional dessas comunidades no sentido de proporcionar melhores condições no âmbito educacional e detectar problemas referentes a investimentos estruturais por parte do Governo.