*Trinta e cinco acadêmicos da Faculdade São Lucas participam de uma expedição fluvial pelos vales dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira para atendimento médico ás populações ribeirinhas. O grupo embarcou na manhã desta segunda (22) em Porto Velho. O projeto prevê que acadêmicos, professores e profissionais de saúde prestem assistência continuada às populações ribeirinhas.
*O atendimento inclui, além da assistência médica e de enfermagem, orientações na área nutricional e odontológica. A expedição é promovida pela Universidade de São Paulo (USP), por meio, do Instituto de Ciências Biomédicas nº 5 (ICB5) - Monte Negro, em parceria com o governo do estado e prefeituras atendidas.
*A expectativa é de que quase 60 pessoas atendam cerca de 150 pacientes por dia. As famílias que vivem mais distantes dos principais centros urbanos, por meio desta ampla parceria, terão assistência médica e de enfermagem à saúde, prestar assistência nutricional, odontológica, realizar exames laboratoriais de rotina e executar atividades de pesquisa na área de saúde.
*Neste processo estarão envolvidos 28 profissionais da área de saúde, sendo seis médicos, seis odontólogos, seis biomédicos, seis enfermeiros e quatro nutricionistas, além de dois técnicos da Secretaria de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Sedam) que estarão coordenando as atividades desenvolvidas. O barco sairá no dia 22 e deve retornar, somente, após 12 dias.