Seminário jurídico encerra com ?depoimento sem dano?

Seminário jurídico encerra com ?depoimento sem dano?

Seminário jurídico encerra com ?depoimento sem dano?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Depoimento sem dano ? benefícios e desdobramentos jurídicos foi o tema do painel que fechou, na sexta-feira (12) à tarde o Seminário ?A Criança e o Adolescente em Juízo?, evento promovido pela Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron) e Associação do Ministério Público Estadual (Ampro). O tema foi abordado pelo Juiz de Direito José Antônio Daltoé César, do 1º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre/RS e pela Assistente Social Vanea Maria Visnieviski, também do 1º Juizado. *José Antônio Daltoé César e Vanea Maria Visnieviski apresentaram um vídeo mostrando como acontece o depoimento sem dano, para ouvir crianças e adolescentes. A fim de evitar constrangimento para o depoente, câmeras de vídeo são ligadas a uma sala onde a criança ou o adolescente participa de uma sessão de entrevista com um psicólogo ou assistente social, sem o medo de estar diante do juiz, do promotor de justiça, de advogados e também do réu, consegue descrever como aconteceu o abuso do qual foi vítima. A sessão é acompanhada pelo réu, o juiz, os advogados e Ministério Público na sala de audiências. *No depoimento gravado em vídeo e exibido para os participantes do Seminário em Porto Velho, a vítima conta em detalhes, com facilidade, como tudo aconteceu e também diz que não conseguiria falar sobre o caso diante do juiz ou de qualquer outra pessoa por medo, vergonha, e temendo o que as pessoas podem pensar. O assunto despertou questionamentos, todos esclarecidos pelos painelistas. O Judiciário rondoniense está propenso a implantar o Depoimento sem dano deverá ser implantado na Vara de Crimes contra Criança e Adolescentes de Porto Velho, de acordo com o juiz Álvaro Kálix Ferro, titular dessa vara. *O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Orestes Muniz Filho, e o Procurador de Justiça, Rodney Pereira de Paula foram os debatedores do Painel, compondo a mesa com o Juiz Álvaro Kálix Ferro, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia e o Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, vice-presidente da AMPRO ? Associação do Ministério Público de Rondônia. *O Seminário atraiu estudantes do curso de Serviço Social da Ulbra/Ji-Paraná, cuja delegação contou com mais 30 alunos e estudantes dos cursos de Direito e Psicologia das Faculdades de Porto Velho. Juízes de direito de todas as Comarcas do Estado, Promotores de Justiça e advogados tiveram presença maciça no Seminário, que reuniu cerca de 230 participantes. *O Tribunal de Justiça de Rondônia e o Ministério Público Estadual foram parceiros do evento, que teve apoio da Unimed Rondônia, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), Faculdade Faro e da Fórum.com.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS