Nesta semana, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna da Câmara para alertar os produtores de soja, milho, arroz, algodão, mandioca, sorgo e trigo, além de pecuaristas de corte e de leite, avicultores e suinocultores, sobre o prazo para a prorrogação de dívidas de custeio da safra 2005/06. O produtor rural tem somente até o dia 31 de julho – segunda feira – para fazer sua solicitação aos Bancos.
*Segundo Capixaba, só depois de encerrado o prazo para a prorrogação desses débitos é que os produtores pensarão em contratar novos empréstimos para custeio da safra 2006/07. Além disso, o deputado menciona que a crise que atingiu a agricultura nos últimos dois anos – com prejuízo estimado de 30 bilhões de reais – tem impedido que os produtores quitem seus débitos. *“Produtor, procure a agência do Banco do Brasil ou do Banco da Amazônia agora mesmo. Não deixe para amanhã, pois pode ser tarde!”, enfatizou o parlamentar.
*Em seu trabalho, Capixaba tem sempre mostrado preocupação com o produtor rural. Um exemplo disso é que, das cerca de 1200 associações rurais existentes em Rondônia, o deputado já beneficiou 400 com máquinas e equipamentos, além de mais de 100 tratores.