*O prefeito Roberto sobrinho anunciou nesta terça-feira (18) ampla reforma e urbanização nas instalações da Policlínica Raulino Hamilton Gondin, localizada no bairro Tancredo Neves, zona Leste da capital. “Quero um prédio bem ventilado, com corredores claros, iluminados, e com a estrutura que, além de abrigar todos os nossos serviços, possa proteger nossa gente da chuva e do sol. Para tanto, já temos um pré-projeto e estamos estudando as readaptações”, informou Roberto Sobrinho.
*O secretário municipal de Saúde, Sid Orleans, disse que a policlínica terá a cobertura e a fachada em harmonia com os vários setores da unidade e do Centro Especializado em Odontologia - obra já em andamento, com verba do Ministério da Saúde. Serão edificados auditório com 30 lugares, novos consultórios, recepções para o ambulatório e pronto-atendimento, salas para os serviços de radiologia, ultra-sonografia e serviço de eletrocardiologia.
*Para se ter uma idéia da importância da implantação da eletrogardiologia, Sid Orleans lembra que existe apenas um aparelho em todo o Estado, localizado na Policlínica Osvaldo Cruz. Segundo o secretário, a Policlínica Gondin atende 83 pessoas por dia no setor ambulatorial e 300 pacientes/dia no pronto-atendimento (urgência). A policlínica tem hoje (antes da reforma) leitos para observação de pacientes que, depois de avaliação médica, são ou não encaminhados aos hospitais públicos João Paulo II e de Base. Certamente este procedimento ajuda a desafogar o atendimento de urgência.