Prefeitura recupera 66km de estradas vicinais e beneficia famílias da Gleba Aliança
*A prefeitura de Porto Velho recuperou este ano 66 quilômetros de estradas vicinais na localidade denominada Gleba Aliança, sentido Estrada da Penal. As obras beneficiam diretamente 188 famílias de agricultores que viviam praticamente isolados e sem condições de escoar seus produtos, além de proporcionar outros benefícios, como transporte escolar, saúde e energia elétrica. As obras vão ser inauguradas no próximo domingo, às 10 horas.
*A secretária municipal de agricultura e abastecimento, Josélia Saraiva Moreira, explicou que foram realizados serviços de drenagem, recuperação e construção de pontes, instalação de bueiros e abertura de valas para escoamento de águas em 16,5km de extensão da Linha 21 de Abril; 28km na Linha PV-8; 02km no Ramal Zé Vaqueiro; 4,5km no Ramal Babaçu; 04km no Ramal Gavião e outros 10km no Ramal Bom Será.
*“Todas as linhas estavam tomadas por atoleiro e matagal. Elas nunca tinham recebido qualquer benefício por maquinários da prefeitura em gestões passadas. Agora os produtores têm como escoar sua produção, e o transporte escolar apanha as crianças na porta de casa. Antes, elas precisavam caminhar até quatro quilômetros para chegar à escola”, destaca.
Mas o principal objetivo da administração Roberto Sobrinho para o setor agrícola não é somente recuperar estradas, mas também levar saúde, educação, energia elétrica e outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos agricultores, fixando o homem do campo em seu lote. “Esse é o grande benefício social”, acrescentou Josélia Moreira.
*Outro ponto positivo, é que a partir de agora o caminhão da prefeitura vai transportar os moradores dessas linhas até a Feira do Produtor Rural, para que possam comercializar sua produção, disse a secretária.
*Ainda neste verão, a prefeitura vai beneficiar os agricultores das comunidades de Cujubim, Estrada do Morrinho, Rio Contra e linhas H-22 e H-23.