*Com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento a população, a administração estadual, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) entrega amanhã (23) mais de 8500 kits de exames laboratoriais para 31 municípios. A distribuição aconteceu ontem (23) durante a abertura da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no Lacen, em Porto Velho.
Os kits são para exames diversificados como, colesterol, glicose, acido úrico, creatinina e triglicerídeos. Ao todo são 10 tipos diferentes de kits para análises. O investimento feito pelo governo do Estado, com recursos próprios, foi de R$ 338 mil. Um termo de compromisso, para normatizar a utilização dos kits, foi assinado entre as secretarias municipais de saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
*?A distribuição dos kits laboratoriais é mais uma meta alcançada pela nossa administração, pois atenderá diretamente a população. O Lacen hoje é referencia em atendimento e cada vez mais iremos investir para a ampliação do sistema de análises do Estado? afirmou o governador Ivo Cassol, que participará da solenidade de entrega dos kits.
*A aumento e a melhoria da qualidade do atendimento é fundamental para a saúde pública no Estado. Os kits proporcionarão também um melhor conhecimento das necessidades da população. ?Os resultados dos exames, que serão todos registrados, tornam possível a elaboração de um quadro amplo, que norteará futuras ações do Governo? declarou Milton Moreira secretário da Sesau.
Os municípios beneficiados são: Alta Floresta, Alto Alegre, Castanheiras, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Santa Luzia, Seringueiras, Ji-Paraná, Presidente Médici, Mirante da Serra, Costa Marques, São Miguel, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Cacaulândia, Vilhena, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Ariquemes, Monte Negro, Alto Paraíso, Corumbiara, Rolim de Moura, Pimenteiras, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Rio Crespo, Alvorada e Buritis.
*Expressiva marca de 114 mil análises - Somente no primeiro trimestre de 2005 o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizou mais de 35.000 análises clínicas em diferentes especialidades como imunologia, hematologia básica e avançada, microbiologia, bioquímica e parasitária.
*O número de procedimentos laboratoriais tem aumentado consideravelmente nos últimos dois anos. Em 2000 foram apenas 4852 atendimentos, em 2001 somente 7903, no ano de 2002 o laboratório realizou 13.797 exames. O grande salto aconteceu em 2003, no primeiro ano da administração Ivo Cassol, quando o Lacen atendeu 33.027 procedimentos e em 2004 realizou expressiva marca de 114 mil análises, que em relação ao ano de 2000 aponta um aumento de aproximadamente 2300%.
*O Lacen recebeu em maio pelo terceiro mês consecutivo o certificado de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) que avalia a precisão e exatidão das análises feitas pelo laboratório. O programa atende e segue às recomendações de organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), colocando o Lacen nivelado, em avaliações correta, com os melhores centros de analise existentes nos país e no exterior.