Greve no sistema de transporte coletivo em Porto Velho pode ser deflagrada

Greve no sistema de transporte coletivo em Porto Velho pode ser deflagrada

Greve no sistema de transporte coletivo em Porto Velho pode ser deflagrada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Uma greve no sistema de transporte coletivo de Porto Velho poderá ser a conseqüência do impasse criado pelas empresas de ônibus em não querer negociar as reivindicações de motoristas e cobradores. O Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de ônibus da Capital (SITETUPERON) e o Sindicato patronal do setor (SET) já realizaram sete rodadas de negociações neste mês, tendo ocorrido a última nesta segunda-feira, dia 19/06, para tratar da renovação do Acordo Coletivo dos motoristas e cobradores. Enquanto a categoria reivindica a manutenção de benefícios, reajustes e melhorias, os empresários querem reduzir direitos e apresentaram uma proposta de reajuste salarial considerada rebaixada, o que está provocando impasse nas negociações. *Para avaliar o andamento e deliberar sobre os encaminhamentos da campanha salarial, o sindicato realizou uma assembléia no dia 17/06, quando os trabalhadores aprovaram uma nova proposta para ser apresentada aos patrões, de 6,5% de aumento; manutenção das cláusulas do acordo coletivo atual; vale-alimentação com aumento de R$ 1,00; equiparação do salário de motorista de micro ônibus com o de ônibus convencional e manutenção da quantidade atual de micro ônibus, para impedir que as empresas continuem substituindo a frota de ônibus convencional. *Os trabalhadores aprovaram, ainda, que o sindicato procure a intermediação do Ministério do Trabalho e busque assinar um pré-acordo garantindo a data-base e os benefícios do acordo atual até a assinatura do novo acordo. O sindicato foi autorizado, caso o impasse se prolongue, a iniciar os preparativos para realização de uma ampla mobilização da categoria, que inclui as formalidades legais necessárias para deflagração de greve, tendo como indicativo a realização de uma nova assembléia no dia 27/06. *Em nova reunião realizada nesta segunda-feira, os patrões rejeitaram a nova proposta dos trabalhadores e apresentaram uma contra-proposta de apenas 2% de reajuste, aumento de R$ 0,25 no vale alimentação e não aceitam equiparar o salário de motorista de micro ônibus e nem limitar a frota atual destes veículos. Apesar do impasse provocado pela posição dos patrões, as negociações que deverão prosseguir nos próximos dias, inclusive com a mediação do Ministério do Trabalho. O presidente do SITETUPERON, José Ribamar de Sousa Lopes, informou que a direção do sindicato, com apoio da CUT, continua buscando uma solução negociada, mas poderá ocorrer uma mobilização da categoria nos próximos dias”. *
DENÚNCIAS
*Durante a assembléia, diversos motoristas e cobradores fizeram duas graves denúncias sobre o setor de transportes da Capital, uma em relação aos micro ônibus e a outra sobre o número de ônibus em circulação. Segundo os trabalhadores, a utilização indiscriminada de micro ônibus, tem gerado insatisfação da população, principalmente das pessoas que têm dificuldades de locomoção, como os idosos, gestantes, e deficientes físicos, que não conseguem passar pelas portas e roletas destes veículos, sendo que os mesmos não contam com assentos especiais reservados para essas pessoas. *Em relação à circulação de ônibus, os trabalhadores informaram que está ocorrendo uma redução sistemática da frota com o chamado “furo de balão”, que consiste em manter parte dos ônibus parados em terminais, a cada ciclo completo de voltas nas linhas. Isso causa graves problemas para a população, com freqüentes atrasos e superlotação de ônibus. Outro problema grave denunciado seria o “furo de balão” a noite, principalmente na última volta, que deixa os alunos nos pontos, sem ônibus, após as aulas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS