*Foi aberto às 8h desta sexta-feira, no auditório da ULBRA, em Porto Velho, o segundo dia do seminário de qualificação em segurança pública para tratar dos crimes e as tecnologias atuais e a legislação em vigor. O evento foi aberto ontem (01) pelo governador Ivo Cassol.
*O seminário está sendo promovido pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania, através da Direção Geral da Polícia Civil, com o objetivo de promover a atualização profissional face a evolução da criminalidade pelos meios eletrônicos, capacitar os policiais no combate aos delitos virtuais e ampliar as áreas de conhecimentos técnicos dos servidores das policias Civil e Militar.
*De acordo com a programação, o seminário está sendo transmitido simultaneamente para 25 cidades do interior do Estado, através de videoconferência pelo sistema intercâmaras da Assembléia Legislativa, atingindo 100% dos policiais civis e militares, além de parceiros da segurança como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de técnicos do Ministério Público.
*PROGRAMAÇÃO
*Às 8h40, começou a ser abordado o tema Novo Infoseg pelos palestrantes Gustavo Luiz Osório, da Secretaria Nacional de Segurança, do Ministério da Justiça, e Odécio Rodrigues Carneiro, diretor do Infoseg.
*Após o intervalo será servido café da manhã, e depois apresentado o primeiro painel a partir das 9h40, dividido em dois blocos.
*No primeiro, será tratado o tema fraudes com cartões de crédito e delitos virtuais, pelo representante da Visanet, e no segundo, Delitos Virtuais (via internet) pela advogada Sandra Maria Feliciano da Silva, pós-graduada em Segurança e banco de dados.
*O segundo painel, a partir das 14h, abordará o tema Os delitos na área de telecomunicações, com destaque para clonagens, em três blocos. No primeiro, Tecnologia GSM e TDMA e suas fragilidades pelo expositor Adalberto Moura Toledo Filho, engenheiro de telecomunicações da Brasil Telecom. Já no segundo bloco, Fraudes no serviço de banda larga e telefonia fixa, pelo engenheiro eletricista da Brasil Telecom Jackson Mesquita Soares. No último bloco, Legislação e combate aos crimes tecnológicos, pelo promotor de Justiça Shalimar Cristian Priester Marques.
*No interior, os policiais acompanharão o seminário no plenário de 25 câmaras municipais do Estado. O seminário conta com a parceria das seguintes instituições: Ulbra, Brasil Telecoim, Sinsepol, Escola do Legislativo, Sindepro, Visa, American Express, Polícia Militar e Senasp, além do apoio do Ministério Público e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Rondônia.
*CIDADES
*No interior, os policiais acompanharão a videoconferência as cidades de: Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Colorado, Costa Marques, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Candeias, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilandia, Nova Mamoré, Ouro Preto, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Miguel, São Francisco e Vilhena.