Parceria entre Emater e Unir realiza encontro pedagógico

Parceria entre Emater e Unir realiza encontro pedagógico

Parceria entre Emater e Unir realiza encontro pedagógico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A parceria formada entre a Associação de Assistência Técnica do estado de Rondônia – Emater-RO e a Universidade Federal de Rondônia – Unir, na execução do Programa “Pescando Letras” tem fortalecido dois grandes aspectos relacionados às ações educativas da extensão rural: a experiência no que se refere à área de alfabetização de jovens e adultos e a implantação de salas de aula destinadas à alfabetização de pescadoras e pescadores, jovens e adultos, residentes no setor ribeirinha. Essa ação, incentivada pelo atual governo federal tem como objetivo contribuir com a erradicação do analfabetismo no País e já resultou em dois grandes encontros para discutir a metodologia característica para cada localidade. *O Programa Pescando Letras: Alfabetização de Pescadores, assim como o “Letras no Campo”, desenvolvido nas áreas de atuação da Emater, busca alfabetizar pessoas que não tiveram acesso á educação durante sua infância, utilizando metodologia própria que respeita a cultura, a experiência e a realidade da comunidade. O 2.º Encontro Pedagógico para Alfabetizadoras aconteceu no período de 15 à 19 do mês passado, na sala de treinamento da Emater, em Porto Velho. *Numa ação conjunta entre Emater, UNIR, Secretária Especial de Aqüicultura e Pesca/Presidência da Republica – SEAP/PR, Ministério da Educação e Colônias de Pescadores foram implantadas no Estado de Rondônia sete salas de aula, beneficiando 175 jovens e adultos, pescadoras e pescadores, em seis pólos. Inicialmente foram beneficiadas as Colônias de Pescadores dos Municípios de Guajará-Mirim, Porto Velho (Cai N’agua, Cachoeira de Teotônio e São Carlos) e Machadinho (Capitania de Tabajara), onde as alfabetizadoras, todas voluntárias, são esposas de pescadores do local. *A coordenação pedagogia do encontro ficou a cargo da UNIR, através da Professora Dra. Maria do Socorro Beltrão Macieira. As oficinas abordaram temas como: Jogos e Dinâmicas de Letramento, Piaget, Múltiplas Inteligências, Confecção de Fantoches e Conto Popular. “A Emater, através do Programa Pescando Letras, tem como proposta considerar as enormes dificuldades enfrentadas por pecadores e pescadoras do nosso Estado, respeitando a riqueza de sua cultura e seu estreito vínculo com o meio ambiente”, diz Fabiane Aparecida Passarini, extensionista da Emater, enfatizando ser essa uma grande oportunidade para que todos possam realmente ter direito á educação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS