*A Secretaria Municipal de Trânsito de Porto Velho não autorizou a participação de carretas no desfile de abertura da Expovel 2006.
*A Semtram expediu o alvará 144/2006 autorizando , conforme solicitado pela Aspro – Associação dos produtores rurais de Porto Velho, apenas a participação de cavaleiros com habilidade em montaria, Jeep Clube de Porto Velho, com motoristas habilitados, organizados e em bloco, motociclistas dos Amazon Angels, organizados e em bloco e o caminhão de som oficial da organização.
*O Alvará ainda delimita o horário das 9h às 12h para a interdição das vias do roteiro da cavalgada, que compreende a avenida sete de setembro, Guanabara, Carlos Gomes, Campos Sales e Lauro Sodré
* Segundo informações, o grande problema é que ninguém quer se responsabilizar civilmente pelo desfile das carretas. Uma Associação com o nome de “Amigos da Cavalgada” foi criada às pressas, mas não possui CNPJ, não possui ata de assembléia,nem é registrada em cartório. O termo de responsabilidade proposto pela Associação é muito frágil do ponto de vista legal.
*Policia Militar
*O comandante da Companhia Independente de Trânsito, Major Gonzaga disse para a reportagem que a PM irá fazer cumprir a lei, já que cabe ao município a autorização.
*“ Nós apenas fiscalizamos” disse o Major. Levando em conta o quesito segurança da população, o major se posicionou contrário a realização de eventos deste nível, com grande consumo de álcool, inúmeros casos de lesão corporal e registros de mortes, por acidentes de trânsito e violência.
*“No trânsito, a cavalgada gera transtornos para a população com a interdição das principais artérias da cidade” alegou Gonzaga.
*Ministério Público
*Uma reunião com todas as partes envolvidas acontece as 10h no Ministério Público de Rondônia para uma tentativa de ajuste para a saída das carretas, que já se tornaram parte de tradição da abertura da Expovel.