Ouvidoria de Polícia pode ser implantada em Rondônia

Ouvidoria de Polícia pode ser implantada em Rondônia

Ouvidoria de Polícia pode ser implantada em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Foto/legenda: Major Evilásio Sena (de camisa azul), secretário estadual de segurança * *O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) está estudando a proposta de implantação de uma Ouvidoria de Polícia como um órgão autônomo e independente destinado ao controle externo da atividade policial. *A proposta de implantação partiu de Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) e da Secretaria Especializada em Direitos Humanos, por meio da Coordenadora Geral de Ações e prevenções em Segurança Pública, Cristina Villanova, que esteve na última sexta-feira, 26, reunida na Sesdec com diversas autoridades estaduais relacionadas à segurança. *De acordo com Cristina Villanova, os Estados do Sudeste, do Sul, mais Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pará, Goiás e Mato Grosso (ao todo 14 Estados) já contam com a Ouvidoria de Polícia. “Agora estamos propondo a criação da ouvidoria em Rondônia, Acre, Tocantins e Mato Grosso do Sul”, destacou a coordenadora. Cristina explica que a Ouvidoria de Polícia é uma estrutura sem subordinação hierárquica da Sesdec com as polícias e serve para receber e acompanhar denúncias sobre a polícia em geral, sendo que o órgão tem competência para discordar do resultado das investigações, mesmo que não possa investigar. *O secretário Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, ressalta a importância da implantação do projeto em Rondônia, uma vez que o órgão serve com estímulo e valorização ao servidor de segurança. “A Ouvidoria é um órgão parceiro das policias”, reforça. *Caso seja aprovada a implantação, a Senasp pode disponibilizar todos os equipamentos necessários para a ativação da ouvidoria, em forma de pregão, disse Cristina. Para a escolha do Ouvidor de Polícia é necessário que Conselho Estadual de Direitos Humanos proponha uma lista tríplice e depois o governador do Estado escolhe um entre eles.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS