*A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia –ADUNIR estará realizando nos dias 18 e 19 de maio o 3º Encontro de Docentes, no Centro de Vivência Paulo Freire, no campus da UNIR em Porto Velho. O início do encontro está previsto para as 8h e contará com a participação de professores de todos os seis campi da UNIR.
*Além de realizar uma análise de conjuntura sobre as investidas do governo federal, o encontro visa proporcionar o diálogo franco e aberto sobre os principais problemas que afligem a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia. Esse conjunto de problemas estruturais e administrativos vem desestimulando a comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que abre espaço para o avanço do projeto autoritário e excludente que historicamente repudiamos. Nesse sentido, discutir e aprofundar um projeto alternativo para a Universidade brasileira, especialmente para a UNIR é um desafio que trás como eixo o acúmulo das experiências do Movimento Docente e as ações cotidianas de cada um de nós que assume e defende a Universidade Pública comprometida com a produção social.
*Para o presidente da ADUNIR professor Carlos Luis (Papagaio) o encontro além de proporcionar o debate sobre as questões como reforma da educação proposta pelo governo, perdas de direitos trabalhistas, também irá possibilitar uma análise concreta sobre os reais problemas da UNIR.
*Já para o vice-presidente da entidade professor Adilson Siqueira, o terceiro encontro vem abrir espaço para o debate entre os professores da UNIR. “Precisamos enfrentar a atual crise com o debate e formular alternativas de um modelo de Universidade que queremos construir”. A Universidade brasileira acumula hoje a maior produção científica e mesmo assim, os governos neoliberais (Collor, Itamar, FHC e Lula) vêm reduzindo a cada dia a sua capacidade de produção, por falta de apoio tanto de recursos financeiros, quanto de recursos humanos.
*Além do encontro, a ADUNIR estará realizando o 2º Sarau na sua sede social (estrada da Areia Branca/Coca-Cola) a partir das 20h, do dia 18 aberto a toda a comunidade. Para a professora Socorro Beltrão, uma das coordenadoras, destaca que esse evento irá proporcionar a reunião dos amantes da arte e impulsionar os artistas já consagrados e os novos talentos. Dessa forma através da ADUNIR abre-se um espaço cultural, necessário em um ambiente acadêmico. A inscrições para o Sarau será feitas no local.