*A procura por atendimento judicial a cada ano em que a equipe da Justiça Rápida Itinerante comparece a Itapuã do Oeste revela a necessidade da presença permanente do judiciário no Município. A afirmação é do Promotor de Justiça Rodrigo Dantas. Ele entende que "o ideal é que se tivesse um posto de atendimento da Justiça Rápida definitivo no Distrito, ou que fosse realizada a Operação itinerante ao menos duas vezes por ano". Sua opinião é compartilhada pela Defensora Pública Lúcia Miúra, presente na Operação da Justiça Itinerante.
*A coordenação da Justiça Rápida Itinerante, que tem à frente a Juíza Marialva Daldegan, além da equipe que enviou a Itapuã, disponibilizou todos os recursos necessários à realização do atendimento, como computadores, impressoras e tudo o mais que se precisa para o trabalho da equipe.
*Além das ações judiciais, a Operação Justiça Rápida Itinerante em Itapuã conta com a participação da Prefeitura Municipal, a qual participa do atendimento com a aplicação de vacinas de tétano, vacina para combater a gripe em idosos, para hepatite B, entre outras.
*O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia também participa da Operação, realizando alistamento eleitoral, promovendo a revisão, transferência e expedição da segunda via do título de eleitor. A operação em Itapuã do Oeste prossegue durante todo o dia de sábado, 14, no horário das oito às 18 horas.