Rondônia apresenta apenas dois casos de leptospirose

Rondônia apresenta apenas dois casos de leptospirose

Rondônia apresenta apenas dois casos de leptospirose

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Secretaria da Saúde do Estado de Rondônia (Sesau) registrou neste ano (2005) apenas dois (02) casos confirmados de leptospirose no Estado. A leptospirose é causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos. Os casos foram constatados um em Porto Velho e outro em Ji-Paraná. A doença tem maior incidência no período chuvoso do inverno amazônico *?Nosso índice de casos está em um nível controlado e a administração Ivo Cassol está trabalhando para manter o controle da doença no Estado, mas precisamos de conscientização e do apoio da população, para evitar um aumento no número de pessoas infectadas. Mesmo agora, no inicio da estiagem, os riscos estão presentes? afirmou Milton Moreira. *O controle da doença se deve ao fato da administração estadual ter implementado as ações do programa de combate a leptospirose, com a melhora dos procedimentos clínicos e do sistema de notificação da doença, que até 2002 eram classificadas e identificadas através de sub-notificações. *O sistema atual de notificação possibilita a integração, com o cruzamento de dados, entre as vigilâncias epidemiológicas estadual, municipais e o Cemetron (unidade de tratamento), dessa maneira o monitoramento dos casos é preciso. *Prevenção e sintomas - Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna), calafrios e icterícia rubínica (coloração alaranjada da pele e mucosas), que aparecem de sete a quinze dias após a contaminação. Os sintomas são parecidos com os de várias doenças como, por exemplo, a gripe. Por isso se a pessoa sentir algum desses sintomas deve procurar uma unidade de saúde para o diagnóstico correto. *A recomendação para prevenir a doença é evitar o contato com água ou lama de enchentes, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nas águas de córregos. Pessoas que trabalham na retirada de lama, detritos e desentupimento de esgotos devem usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos. Para a higienizaçao deve-se usar sabão e água sanitária, na proporção de um copo de água sanitária para vinte litros de água. *Outra recomendação importante é que o lixo deve ser armazenado em recipientes bem fechados, pois é a principal fonte de alimento para os ratos. O ideal é colocar o lixo na rua para a coleta pública pouco antes do lixeiro ou caminhão de lixo passar e jamais jogá-lo em córrego, bueiros ou na rua.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS