Justiça Rápida em Candeias registra cobranças como líder de pedidos - Foto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*As audiências da Justiça Rápida em Candeias acontecem no próximo sábado, dia 30 de abril
Hoje (26) é o segundo dia de triagem dos casos a serem resolvidos no próximo sábado, dia 30, durante as audiências da Operação Justiça Rápida Itinerante, realizada pelo Judiciário Estadual, no município de Candeias do Jamari, pertencente a Comarca de Porto Velho. Tanto a triagem quanto as audiências acontecem na Câmara Municipal de Candeias.
Durante o primeiro dia de triagem foram feitos mais de 100 pedidos. A equipe que realiza a triagem dos casos é formada por 11 servidores. Na segunda-feira, primeiro dia de triagem, o atendimento, que deveria ser encerrado ao meio dia e reiniciado as duas da tarde, foi estendido até as duas e retomado as três da tarde devido a grande procura.
De acordo com a escrivã Gigliane Castro Romanini, os pedidos de cobrança são os líderes, correspondendo a mais da metade do total. "Tivemos um caso inusitado de um senhor que fez 20 pedidos de cobrança de uma só vez. Foi aberta uma pauta só para ele", afirmou.
Casos como o do senhor José Pereira e da jovem Liliane Martins também serão resolvidos durante as audiências no sábado. Seu José fez quatro pedidos de cobrança. As dívidas que espera receber são de 2003, época em que trabalhava como entregador de leite. O valor mais alto é R$ 120,00.
Já Liliane trabalhava como vendedora de roupas e reclama que está pagando juros por causa de dívidas que tem para receber. Ela fez três pedidos de cobrança. A dívida mais alta existe desde novembro do ano passado, R$ 520,00. Durante a Operação Justiça Rápida podem ser feitas cobranças até 40 vezes o valor do salário mínimo vigente.
Após a triagem a equipe trabalha na intimação das partes. No dia da audiência o requerente deve comparecer com duas testemunhas. Em casos de cobrança, as testemunhas não são necessárias.
No próximo sábado, a pedido da equipe do judiciário, será montado um posto de vacinação em frente a Câmara Municipal. A Secretaria de Saúde de Candeias vai disponibilizar aplicação de diversos tipos de vacinas em crianças e adultos. Será dado um enfoque especial a vacina contra a gripe em pessoas acima de 60 anos.
A Justiça Rápida também resolve casos de disputa pela posse de bens, retificação de certidões com erros materiais, alimentos e visitas para os filhos, separação consensual amigável, despejos, justificação de união estável sem fins previdenciários, justificação para lavratura de certidão de nascimento, danos materiais, guarda de menores sem fins previdenciários, divórcio consensual (amigável), conversão consensual (amigável) de separação em divórcio, representação por crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima até um ano).
Os interessados devem levar cópias dos documentos pessoais (identidade e CPF) e todos os outros que comprovem o direito de reclamar.
Paralelo ao trabalho da Justiça Rápida em Candeias o Cartório Eleitoral da 24ª Zona também está realizando alistamento, transferência e revisão do título eleitoral.
As operações Justiça Rápida da Comarca da capital estão sendo coordenadas pela juíza Marialva Daldegan Bueno, titular do 2º Juizado Especial Criminal.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!