Curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas amplia ações sociais

Curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas amplia ações sociais

Curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas amplia ações sociais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O curso de Enfermagem da Faculdade São Lucas amplia o atendimento a comunidade com oficinas e minicursos. O Grupo de Estudos e Sistematização de Pesquisas de Assistência de Enfermagem (Gesae) iniciou o minicurso sobre Pressão Venosa Central (PVC) para estudantes de cursos da área de Saúde de Porto Velho e outro grupo de acadêmicos iniciou uma série de ações para atender os portadores de necessidades especiais.

A Escola Estadual de Educação Especial ?Professor Abnael Machado de Lima? será atendida até o dia 15 de junho no projeto ?Cuidados especiais para pessoas especiais: A Enfermagem promovendo Saúde?.Os acadêmicos trabalharão com alunos portadores de deficiência física e mental em oficinas sobre temas importantes na Saúde.

As oficinas, realizadas às quartas-feiras no período da tarde, terão temas que envolvem as aprendizagens significativas para os portadores de necessidades especiais como a Dengue, Cuidados Alimentares, Drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Risco de acidentes, Mudanças físicas e psicológicas, Orientação sexual e Higiene oral e corporal.

A professora especialista e responsável pelo projeto, Benilce Matos da Silva, explica que as oficinas acontecerão toda a semana, simultaneamente, nas nove turmas da escola estadual. O projeto atende os portadores de deficiência mental como Síndrome de Down, deficiências múltiplas, deficiência visual e condutas típicas como autismo e paralisia cerebral. ?O curso atende a comunidade e prepara os acadêmicos para atuação em escolas de Educação Básica, na modalidade de Educação Especial,? disse.

O curso de PVC, realizado no laboratório de enfermagem da Faculdade São Lucas, promovido pelo Gesae durou seis horas e reuniu cerca de 20 estudantes da própria faculdade e de outras instituições. A programação do Gesae prevê a realização de treinamentos mensais. A Pressão Venosa Central (PVC) é a mensuração da pressão atrial direita.

A coordenadora do Gesae, professora especialista Solange Mendes Vieira, avalia que o primeiro, apesar de pioneiro, já teve uma excelente repercussão no meio acadêmico. ?A demanda foi muito grande e teremos que realizar mais edições deste minicurso?. O público do evento são os acadêmicos da faculdade São Lucas, acadêmicos de outras instituições e profissionais da rede pública e privada.

O Gesae é composto pelos acadêmicos Tiago Pereira, Hudson Pascoal, Gleidiana Silva, Gisele Magalhães, Ivan Santana, Madson Albuquerque e Juliana Albuquerque. Os interessados em fazer inscrições para o curso de PVC podem entrar em contato com os membros do Gesae no quinto período do curso de Enfermagem e pagar uma taxa de R$ 10,00 para compra dos materiais.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS