Ministra Dilma garante execução das obras do gasoduto em PVH
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*A pendência sobre a qual falou a ministra, e que foi objeto da audiência solicitada pela senadora, diz respeito à desapropriação da área do que se denomina faixa de servidão, espaço de terra sobre o gasoduto, que deve estar devidamente sinalizada e demarcada. A faixa de servidão deve estar sempre limpa e visível, e com os acessos livres de obstáculos e detritos.
*Havia a posição da transportadora TGN de fazer a desapropriação de propriedades localizadas nestas faixas em nome dela, mas a responsabilidade, conforme anunciou a ministra, está selada ? será da Petrobrás, estando tudo plenamente aceito e acordado com a Agência Nacional de Petróleo.
*Com a solução desta pendência, então será emitida a última licença, a de instalação, para que o projeto enfim saia do papel. ?Com a licença emitida, vamos marcar a data para fazer o lançamento do projeto em Porto Velho?, disse a ministra.
*A senadora Fátima Cleide avaliou como bastante positiva a audiência com a ministra: ?O encontro trouxe novas e valiosas informações acerca do Gasoduto, obra que sem dúvida alguma mudará a fisionomia da cidade de Porto Velho, e poderá alavancar muitos outros projetos e gerar empregos. Estamos muito perto de conseguir a última das licenças, a de instalação, o que é aguardado com muita expectativa por todos nós?, declarou.
*O prefeito Roberto Sobrinho também comemorou os resultados da audiência, marcada pela contribuição da ministra com informações sobre como o governo federal pretende, paulatinamente, integrar os sistemas isolados de energia ? como é o caso de Rondônia ? ao sistema nacional. Por isso, reiterou ser fundamental a continuidade de investimentos em linhas de transmissão, para diminuir os custos da energia subsidiada, dando outra boa notícia: a próxima licitação a ser feita é para a linha Jaru-Vilhena, projeto há muito elaborado pela Eletronorte.
*?Penso que o gasoduto é uma obra de importante magnitude, que irá propiciar a realização de muitos outros projetos, como por exemplo um centro de formação tecnológica para uso do gás, capacitando pessoas a trabalharem com esta fonte de energia, e num plano mais imediato a geração de empregos, tão logo tenha início a obra, o que é muito necessário em Porto Velho?, declarou o prefeito.
*O deputado federal Eduardo Valverde disse que foi uma boa notícia dada pela ministra a solução para a pendência da faixa de servidão, e que a licença de instalação é uma etapa do projeto que vem sendo aguardada com muita expectativa pelos parlamentares petistas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!