Filmes brasileiros viram moda e emplacam no exterior

Filmes brasileiros viram moda e emplacam no exterior

Filmes brasileiros viram moda e emplacam no exterior

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Eles são um sucesso, mas não têm fama. Não no Brasil. Sérgio Machado, Marcelo Gomes e Karim Aïnouz são de uma geração de diretores brasileiros que surfa na onda da valorização do cinema latino na Europa e nos EUA. *Aqui, pouca gente viu seus filmes. "Cidade Baixa", de Machado, ocupa um modesto 11º lugar (117,2 mil espectadores) no ranking de bilheteria dos 41 longas brasileiros lançados em 2005. "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Gomes, vem duas posições abaixo, com 70,1 mil espectadores -em torno de 1,3% dos 5,3 milhões de "2 Filhos de Francisco", de Breno Silveira, líder do ano. Aïnouz, que é co-roteirista de ambos, também fez mais sucesso fora do que dentro do Brasil com seu primeiro longa-metragem, "Madame Satã" (2002). *"Estou vivendo há um ano e meio das vendas internacionais do meu filme. Ele estreou com mais cópias em Londres do que no Rio de Janeiro", afirma Machado. Em maio, "Cidade Baixa" será lançado nos EUA. De sua agente em Londres, o diretor ouviu que "todas as produtoras querem ter um diretor latino no portfólio porque é uma grife". *A vez dos latinos se insinuava desde a virada do século, com a produção ganhando fôlego em vários países da região. Mas ela chegou para valer com uma safra de filmes que aliaram prestígio de crítica e sucesso de público. *O brasileiro "Cidade de Deus" (Fernando Meirelles), o mexicano"E Sua Mãe Também" (Alfonso Cuarón) e o argentino "Nove Rainhas" (Fabián Bielinsky) realizaram a fórmula ideal da indústria de cinema: risco pequeno (foram feitos com pouco dinheiro) e rendimento alto (sucesso de público), além de terem o apreço da crítica especializada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS