*O Tribunal Regional Eleitotal em Rondônia e outros TREs têm recebido diversas denúncias de eleitores sobre falsos e-mails. Neles geralmente aparece o brasão do Tribunal Superior Eleitoral com um texto que cita que o título do eleitor foi cancelado e solicita atualização de dados cadastrais. Há ainda uma mensagem falsa explicando um possível cancelamento do titulo.
*O TRE comunica que não envia e nem solicita qualquer informação através de e-mail. Também não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mail em seu nome. Os eleitores que receberem esse tipo de mensagem eletrônica devem ignorar a comunicação, não fazer download e apagá-la imediatamente. Os dados cadastrais do eleitor são sigilosos, não circulam pela Internet e deles não consta endereço de e-mail de nenhum eleitor.
*Vale o alerta a eleitores para mais um golpe praticado na Internet. Criminosos usam e-mail de eleitores e, simulam mensagem em nome do TRE, tentam induzir o internauta a abrir um arquivo para "atualizar" seu título eleitoral. O arquivo desses falsos e-mails geralmente contém um vírus que pode copiar dados da vítima, como senhas de contas bancárias, CPF e o número da carteira de identidade. A Justiça Eleitoral volta a chamar a atenção informando que em hipótese alguma envia e-mail para eleitores e nenhum cartório eleitoral está autorizado a fazer isso. O TRE avisa que quem receber o e-mail deve simplesmente apagá-lo.