São Lucas tem acervo com quase 2,5 mil plantas da região
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Segundo a curadora, professora mestre Ana Cristina Ramos de Souza, o material foi coletado por meio do trabalho de pesquisa dos acadêmicos de Biologia e por meio de doações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus. A Faculdade São Lucas foi pioneira na criação do primeiro herbário do Estado.
*A curadora ressalta que os herbários são utilizados cada vez com mais freqüência no meio acadêmico e de pesquisa como fonte de informação. ?O papel do herbário nos estudos da biodiversidade está em fase de valorização?, comenta. Na instituição, o acervo é utilizado com freqüência por acadêmicos do curso de Biologia e está à disposição da comunidade. O herbário está aberto para pesquisas acadêmicas e intercâmbio com outras instituições.
*No herbário são depositados, além de fragmentos vegetais, raízes, sementes, frutos e folhas. O local reúne, ainda, uma coleção de novas espécies de plantas e funciona como um verdadeiro banco de dados. ?No herbário pode-se extrair uma imensidade de novos conhecimentos?, finaliza. As pessoas interessadas podem visitar a Faculdade São Lucas ou agendar uma visita coletiva no telefone (69) 211-8039.
OBJETIVOS
*O objetivo do herbário é preservar e albergar material vegetal de referência e que esteja ordenado de forma simples e indexada. O acervo possibilita a identificação rápida de exemplares colhidos através de comparação com aqueles existentes. No local, as espécies também são ordenadas de uma forma que possam refletir a similaridade entre os grupos de plantas.
*O Herbário da Faculdade São Lucas tem por objetivo constituir uma base de dados o mais completo possível sobre a diversidade e vegetação da região. A informação e utilização de cada exemplar do herbário por meio dos exemplares disponíveis para consulta fazem parte da contribuição desta instituição de ensino para o Estado de Rondônia.
*O nome do herbário é uma homenagem ao Doutor Ary Tupinambá Penna Pinheiro. O pesquisador era médico e foi pioneiro no estudo da flora da região. Pinheiro realizou incursões pela mata nativa e investigou a região no início do século passado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!