Bloqueio na Br364 continua, índios apresentam pauta de reivindicação

Bloqueio na Br364 continua, índios apresentam pauta de reivindicação

Bloqueio na Br364 continua, índios apresentam pauta de reivindicação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quarenta e oito horas após o inicio da manifestação indigena, a BR 364 permanece bloqueada . O movimento não causa maior prejuízo porque Cacoal é cercada por estradas alternativas e de acesso a linhas, rodovias e municípios. *Com o passar das horas e a falta de solução por parte da Funai os índios garantem a permanência do bloqueio e aumentam a lista de reivindicação. *Segundo o Líder Paiter Surui, Henrique Iabaday não existe madeireiros nem garimpeiros por trás do movimento. “Isso é uma mentira pregada pelos dirigentes locais da Funai que estão se sentindo ameaçados devido às exigências”, disse. *A lista de reivindicação é longa e incluí compra de caminhões e caminhonetes até a contratação de assessor jurídico para a Funai em Cacoal, auditoria administrativa, especialmente no GT/Cinta Larga da Funai em Cacoal e a exoneração do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes e de administradores locais do órgão. *A acusação vem de ambas as partes. A Funai acusa os índios de estarem sendo manipulados sem respaldo legal por pessoas interessadas nos lucros que conseguiriam com extração de madeiras e diamantes das reservas, e ainda de terem seqüestrado o Administrador Regional da Funai Rômulo Siqueira, que teria tentado ser o mediador das negociações. *Os índios seguem nas acusações de descaso por parte da Funai e Funasa e exemplificam com a ausência de um responsável de Brasília para as negociações. Eles também desmentem a manipulação de garimpeiros e madeireiros e o seqüestro do administrador da Funai e dizem que continuarão no bloqueio da Br-364 até que suas exigências sejam acatadas. *Abaixo a lista de reivindicação dos índios que ganhará novas exigências ainda hoje: *1. Que haja exoneração imediata do presidente da FUNAI, Sr. Mércio Pereira Gomes; *2. Que haja mudança imediata do administrador da FUNAI de Cacoal, Sr. Orlando Castro Silveira, de seu substituto Sr. Trajano Fonseca e Flávio Antonio Ribeiro, João Bosco, e que em seus lugares sejam nomeadas pessoas indicadas pelos indígenas; *3. Que haja imediata nomeação do Coordenador da nossa Região indigenista o Sr. Cláudio Romero; *4. Que sejam nomeados indígenas para a chefia de todos os Postos Indígenas subordinados a AER de Cacoal; *5. Que seja realizada auditoria administrativa na administração e especialmente no GT/CINTA-LARGA da FUNAI de Cacoal; *6. Que seja contratado assessor jurídico da FUNAI em Cacoal; *7. Que o Plano Emergencial de Proteção da Terra In
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS