*Em reunião realizada nesta quarta-feira (8), em Brasília, com o vice-presidente de crédito do Brando do Brasil (BB), Adézio de Almeida Lima, o deputado Anselmo de Jesus, acompanhado do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, e do prefeito de Jaru, Wlisses Borges de Oliveira, protocolou oficio de nº 1317/AJ/06, solicitando empenho do banco para resolver o problema apresentado pelo Sindicato dos Produtores Rurais (STR), sobre a dívida de dezenas de agricultores de Jaru.
*Anselmo esclareceu que o problema foi criado por uma falha operacional do banco, que não processou, em tempo hábil, dezenas de pedidos de renegociação, que estavam amparados pela Lei 10.696, de 01/06/2003, e foram encaminhados dentro do prazo legal. O deputado ressaltou que até o momento, apesar de já haver transcorrido mais de dois anos, “o banco não deu uma resposta satisfatória”.
*A CUT já havia encaminhado, em janeiro último, um documento às superintendências do Banco do Brasil, em Rondônia e Mato Grosso, questionando a demora da instituição em apresentar uma solução; entretanto, a administração local dependeria de autorização da diretoria para resolver o problema. Recentemente, atendendo à solicitação da CUT, o banco providenciou a retirada, do SERASA, do nome de dezenas de produtores que estavam incluídos no cadastro de inadimplentes.
*Ao final da reunião, após ouvir as ponderações do deputado, do presidente da CUT e do prefeito de Jaru, o vice-presidente do Banco do Brasil, informou que fará um levantamento da situação e em breve dará uma resposta; ressaltando que a instituição buscará resolver satisfatoriamente o problema.