Projeto conjunto entre Embrapa Rondônia e parceiros beneficia comunidade ribeirinha

Projeto conjunto entre Embrapa Rondônia e parceiros beneficia comunidade ribeirinha

Projeto conjunto entre Embrapa Rondônia e parceiros beneficia comunidade ribeirinha

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Definir um plano de desenvolvimento sustentável e otimizar o processo de produção agrícola na comunidade. Estes são os principais objetivos da parceria firmada entre Embrapa Rondônia, prefeitura do município de Porto Velho e Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a localidade de Niterói, comunidade ribeirinha do rio Madeira. A comunidade integra a Associação dos Produtores e Criadores do Baixo Madeira (Asprocribama), que também engloba as comunidades de Maravilha, Remanso Grande e Cuniã. A associação é constituída por 56 famílias de produtores que praticam a agricultura familiar. Cerca de 70% dos agricultores cultivam a mandioca para a produção de farinha, que é comercializada em feiras livres, como a do Cai n'água, mercados e exportada para Manaus.

*As principais cultivares comercializadas são a "Pirarucu", "14 Palmo" e a conhecida como "amarelona". A produção mensal gira em torno de 4.530 kg. Os problemas detectados pelos pesquisadores da Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO) são a carência de tecnologias, ausência de apoio na aquisição de maquinários e dificuldade no escoamento da produção. A banana é outra cultura de interesse da comunidade, mas a incidência de doenças tem inviabilizado a produção da cultura. O pesquisador Rogério Sebastião Corrêa da Costa, da área de Ciência do Solo, considera a assessoria técnica da Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fundamental para a disponibilização de tecnologias que possam propiciar respeito ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

*METAS - O pesquisador José Orestes Merola de Carvalho, da área de Fitotecnia da Empresa, se propôs a desenvolver um trabalho de manejo e recuperação do solo. A realização de palestras e cursos, a implantação de unidades de observação avaliando novas cultivares de mandioca e o repasse de orientações técnicas necessárias serão as estratégias utilizadas. Em relação à cultura da banana, o engenheiro agrônomo Zenildo Ferreira Holanda Filho irá implantar unidade de observação com o objetivo de testar variedades resistentes às doenças, além de realizar treinamento e fornecer todas as orientações técnicas necessárias.

*O representante da prefeitura de Porto Velho Leonardo Sarcio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Velho, Pedro Bordalo, irão auxiliar a comunidade na obtenção de financiamentos, regularização fundiária, INSS, comercialização, melhoria de qualidade e outros. Outras informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo e-mail sac@cpafro.embrapa.br .

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS