*Que não digam que não avisamos. Como no livro do colombiano Gabriel Garcia Marques, o golpe da Rede Acadêmicus de Ensino é uma crônica da morte anunciada. Todas as matérias que produzimos só tinham o objetivo de impedir que mais pessoas pudessem cair na lábia de um mal-caráter.
*Quando um veículo se posiciona de forma clara e objetiva, quando não há nenhum interesse obscuro nos bastidores da construção jornalística, a verdade é ainda o destino seguro e eficaz. Rubenildo, golpista conhecido no Maranhão, Pará e Amazonas, aportou em Porto Velho como os dejetos e restos de árvores que se ajuntam na curva do Rio Madeira.
*A voz rouca e a insistência chata do professor perseguiram a todos durante muito tempo na televisão e no rádio. As promessas e a venda de facilidades e ilusões era diária.
*Numa cidade onde há uma grande deficiência na qualificação profissional, muita, mas muita gente mesmo, vê os concursos públicos como alternativa de afirmação financeira e social. Aos montes recorreram ao Acadêmicus. Promoções fantásticas, preços irrisórios e muita conversa fiada.
*A indignação que nos fez entrar nessa história foi a de quem vê alguém roubar um doce de criança. Todos que entravam pela porta dos cursinhos do Rubenildo não iam lá pela espelhada careca do professor nem pelo belo sorriso que ele não tem. Eles iam em busca de um sonho. O de ter um emprego, de ter dignidade e pagar pouco por isso. Foram enganados. Depois de duas semanas investigando os rastros do professor pelos estados do Norte, levamos ao conhecimento dos nossos leitores o que era de fato a Rede Acadêmicus: uma grande farsa, que não era empresa, não pagava impostos, mentia na televisão e no rádio e prenunciava o estelionato educacional que hoje assistimos. Alunos revoltados, dívidas em todo lugar e o professor... Bem, ele deve estar a vender facilidades e conquistar mais alunos, mais vítimas e mais novos amigos para contar histórias da carochinha na televisão.
*Não o vemos desde que tentou nos processar por contar a verdade. Ainda esperamos a interpelação do professor para que possamos mais uma vez apresentar as provas do que escrevemos. Como sempre disse Rubenildo na TV e no rádio, as promoções do Acadêmicus são imperdíveis, pois ele nunca perde dinheiro e sempre faz alguém perder.