Embrapa Rondônia apresenta cultivares de soja e arroz em dias de campo

Embrapa Rondônia apresenta cultivares de soja e arroz em dias de campo

Embrapa Rondônia apresenta cultivares de soja e arroz em dias de campo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Uma região com recordes de produção e produtividade de arroz em Rondônia nesta e na última safra irá sediar a realização de dois dias de campo organizados pela Unidade da Embrapa do Estado nos próximos dias 17 e 19. O Campo Experimental da Empresa localizado em Vilhena, situado no cone sul, que tem o cerrado como ecossistema predominante, será também um dos cenários para a apresentação de 21 cultivares de soja, como a BRS Celeste, a BRS Milena, a BRS Raimunda e a BRS Serena, desenvolvidas para os estados de Goiás e Distrito Federal e introduzidas em Rondônia para apreciação dos produtores quanto ao seu comportamento. As cultivares foram desenvolvidas pela Embrapa, parceiros e outras empresas.

*De acordo com o IBGE, Vilhena é o município com maior estimativa de produção de arroz em Rondônia, devendo colher próximo de 40 mil toneladas, quantidade 20% superior à estimativa de colheita feita para essa safra. O município de Cerejeiras, localizado a 140 quilômetros de Vilhena, é campeão em produtividade estadual na última safra, com produção de 3600 kg da cultura por hectare. "Nesta safra, os produtores devem repetir a mesma performance", antecipa a pesquisadora Marley Marico Utumi, da área de Fitotecnia da Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO). Nos dias de campo, serão apresentadas também as cultivares semi-precoces de classe longo fino BRS Colosso, BRSMG Curinga e BRS Aroma, lançadas em 2004.

*Segundo a pesquisadora, a produtividade de grãos em ensaios em unidades demonstrativas nas últimas quatro safras é igual ou superior à cultivar Primavera, que alcançou 3819 kg / ha. "A BRS Colosso atingiu 3935 kg / ha e a BRSMG Curinga, 4052 kg / ha", diz. "Essas duas cultivares apresentam resistência ao acamamento, maior tolerância às doenças e melhor qualidade industrial", completa Marley. A BRSMG Curinga foi desenvolvida com a participação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). "Daí a complementação com a sigla 'MG'", descreve a pesquisadora.

*ARROZ AROMÁTICO - A cultivar BRS Aroma será apresentada aos produtores de Rondônia pela primeira vez. Segundo Marley Utumi, o cruzamento foi realizado no Brasil em 1991, utilizando duas linhagens do Programa Nacional de Melhoramento de Arroz e duas variedades: Lebonnet (variedade norte-americana indicada para sistema irrigado, de qualidade culinária) e a Basmati 370 (indiana, aromática). De acordo com a pesquisadora, a produtividade da BRS Aroma é ligeiramente inferior à da principal cultivar comercial, a Primavera, com 3495 kg / ha. "Seu diferencial é o odor pronunciado, herança da Basmati 370, um dos progenitores do cruzamento", explica. Ainda segundo Marley Utumi, a cultivar deverá conquistar nichos especiais de mercado, que remunerem essa qualidade.

FERRUGEM ASIÁTICA SERÁ DEBATIDA

*Os dias de campo darão destaque ao "Consórcio Anti-Ferrugem", iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que reúne representantes de todos os segmentos da cadeia produtiva da soja, formando uma rede nacional de combate à doença, causada por um fungo que desseca a folha da planta e inibe o preenchimento das vagens de grãos. O resultado é a queda na qualidade e produtividade da oleaginosa.<> *O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR) Rodrigo Luis Brogin, responsável pelo Programa de Melhoramento de Soja para Rondônia e região Norte do Mato Grosso, um dos palestrantes dos dias de campo, diz que será informado aos produtores que a Embrapa está trabalhando para desenvolver cultivares adaptadas à região, por meio da condução de experimentos em Vilhena, e abordadas práticas culturais, manejo e perspectivas de mercado para as culturas da soja e do arroz. "Nosso objetivo é aliar responsabilidade técnica à viabilidade econômica", cita.

*No município de Cerejeiras, o dia de campo será realizado no sítio Boa Esperança, de propriedade do fazendeiro Anildo Ritter, local onde a Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mantém experimentos. Abaixo, veja a localização e horários dos eventos. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo e-mail gfviana@cpafro.embrapa.br ou pelo telefone (69) 225-9387.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS