AMAPÁ ? Ministério Público quer garantir medicamentos gratuitos a portadores de HIV

AMAPÁ ? Ministério Público quer garantir medicamentos gratuitos a portadores de HIV

AMAPÁ ? Ministério Público quer garantir medicamentos gratuitos a portadores de HIV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Ministério Público Federal no Amapá ajuizou ação para que a Justiça obrigue a Secretaria de Saúde do Estado a fornecer, gratuitamente, medicamentos a portadores de HIV. O pedido é feito em uma Ação Cautelar inominada proposta perante a 1ª Vara Federal da capital do Estado. Se o pedido for deferido, o prazo para o cumprimento da ação é de 24 horas.

*Segundo o procurador da República José Cardoso Lopes, autor do pedido, não existe justificativa plausível para o não fornecimento de medicamentos aos portadores de HIV e do leite Nan 1 a crianças nascidas de mães infectadas. Ele informa que, de janeiro a novembro de 2004, o Ministério da Saúde repassou mais de R$ 310 mil para a conta estadual de incentivo ao Programa Nacional de HIV/Aids e outras DSTs.

*Para o MPF no Estado, a saúde pública local está caótica, fruto de gestões desastrosas, que penalizam não só os portadores de HIV, mas toda a comunidade local. Isso obrigou o MPF amapaense, por intermédio do seu procurador-chefe, Paulo Roberto Olegário de Sousa, a propor na Justiça, em dezembro de 2004, ações para obrigar o Estado a fornecer, emergencialmente, o medicamento ciclosporina a transplantados e tratamento quimioterápico a pacientes com câncer.

*Aproveitando o trabalho já realizado pelo colega Paulo Olegário, Lopes também pretende propor uma ação civil pública pedindo a regularização do fornecimento dos medicamentos imunoglobolina I. V. humana, prednisona, ganaclovir, ácido folírico, sulfametoxazol+, trimetoprima injetável, anfotericina B e claritromicina, do kit para a realização do teste rápido nas grávidas, e do leite NAN 1 (fórmula infantil).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS