Celulares com chip podem ser desbloqueados sem nota em PVH

Na Avenida Carlos Gomes, no centro de Porto Velho, um celular GSM (com chip) pode ser desbloqueados sem dificuldades, mesmo que seja roubado, posto que não é necessária a apresentação de nota fiscal. Na entrada, uma placa informa que é feito o desbloqueio

Celulares com chip podem ser desbloqueados sem nota em PVH

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Na Avenida Carlos Gomes, no centro de Porto Velho, um celular GSM (com chip) pode ser desbloqueados sem dificuldades, mesmo que seja roubado, posto que não é necessária a apresentação de nota fiscal. Na entrada, uma placa informa que é feito o desbloqueio das operadoras Claro e TIM.

*Sem identificar-se como sendo da imprensa, a equipe do rondoniaovivo.com entrou na loja e recebeu a informação das pessoas que faziam o atendimento de que pagando a taxa de R$ 35 seria possível efetuar o desbloqueio do chip, deixando o celular apto para habilitação em outra operadora.

*?Não precisa de nota, não. Traz aqui que é sem problema?, disse o homem - suposto proprietário da loja - quando abordado pela reportagem. Ainda que não soubesse a procedência de um celular, comprometeu-se a desbloquear o chip mediante o pagamento da taxa.

*Na Operadora Claro, que coincidentemente fica ao lado da loja que ?Negocia Celular?, uma funcionária informou o procedimento legal para o desbloqueio do chip. ?Toda operadora bloqueia o celular para não aceitar chip do concorrente?, explicou. Ela disse que para um cliente da Claro desbloquear o celular para habilitar um chip da TIM, por exemplo, é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100, e a apresentação da documentação pessoal e do aparelho na loja da Claro ou pelo telefone através do 0800. No entanto, disse desconhecer de que maneira algumas pessoas conseguem o código para fazer o desbloqueio sem autorização da operadora.

*Informação similar também foi dada na Operadora TIM. Wend Silveira, Diretor de Marketing da empresa em Rondônia e no Acre, afirmou que ?todas as operadoras trabalham com bloqueio de chip?. Todavia, disse que também desconhece de que forma essas pessoas não autorizadas conseguem os códigos para desbloquear os chips.

*Para o cliente da TIM que deseja desbloquear seu celular para usar um chip de outra operadora, o procedimento é semelhante ao da operadora Claro, no entanto o valor da taxa de serviço cobrado não foi informado.

*Fabrício Bensiman, assistente Jurídico da Claro/RO, afirmou que está fase de teste um sistema parecido com Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) para celulares GSM. O CEMI é usado para aparelhos que usam a tecnologia TDMA (sem chip) e impede a habilitação de celulares roubadas cadastrados no sistema.

Saiba mais...

Bloqueio de chip é norma da Anatel

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS