Com a minissérie Mad Maria no ar, parte do cenário natural, filmado no Santo Antônio, deve virar ponto turístico e atrair curiosos e estudantes de história regional. O cenógrafo e artista plástico César Young Blood, que participou da confecção dos cenário
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*As gravações da minissérie ?Mad Maria?, baseada no livro de Márcio Souza, ocorreram in loco, no ambiente natural, remanejando uma mão de obra e planejamento de dois anos, tanto em pesquisa quanto na recuperação de trechos da estrada, de locomotivas e vagões.
*O cenário natural, filmado no trecho que compreende o Santo Antônio, foi um dos mais complicados, pois além dos mosquitos, o local tem muitos charcos, e nesse período de inverno ?Amazônico? se torna um verdadeiro depósito de larvas de mosquito, devido a concentração de poças de lamas, em alguns trechos, lagoas de água parada e barrenta.
*Na época em que a minissérie foi gravada a produção realizou toda a preparação do local, com limpeza e fumacê, preparando o ambiente e recriando a época em que os trabalhadores estavam abrindo a floresta e colocando os trilhos.
*O artista plástico e cenógrafo César Young Blood, que esteve envolvido na preparação dos cenários nas gravações da minissérie ?Mad Maria?, como a preparação dos vagões e casas, disse à reportagem do RONDONIAOVIVO.COM, que a estrutura montada pele rede Globo foi digna de Hollywood, uma superprodução, onde não faltou esforço para deixar objetos de cenas, vestuários e todo o ambiente natural tal e qual era na época da construção da ferrovia, no ano de 1910.
*De acordo com Young Blood, os cenários são todos planejados e estruturados para uma duração prévia já estabelecida pelo tempo de gravação, por exemplo, uma casa que serviu de hospital, a sua estrutura é planejada para agüentar três meses, depois desse tempo ela tem que ser desmontada para evitar acidente. Por isso, muitos dos cenários montados nos locais de gravações já não existem mais, pela necessidade de seguir as normas de segurança.
*Mas a produção da minissérie global repassou para o Governo do Estado todas as plantas das casas e cenários, que serão reconstruídos posteriormente para visitação pública. Como já divulgado pelo Governo, através de sua Assessoria, é intenção da atual administração aproveitar a onda de comentários e o sucesso conseqüente da minissérie para trazer de volta o ?apito? da velha ?Maria Fumaça?, ou, melhor, da velha ?Maria Louca?.
*Assim como será mostrado na minissérie o acampamento à beira dos trilhos - onde estavam a casa-vagão do engenheiro inglês Collins (na trama, interpretado pelo ator Juca de Oliveira) e o hospital da Candelária - será reconstruído e aberto para visitação pública.
*A Globo além de ceder todas as plantas com os projetos dos acampamentos e edificações montadas como estavam na época que retrata a construção da EFMM, deixou também parte dos figurinos.
*O turismo de Rondônia, de acordo com Young Blood, deve crescer bastante se o Governo investir seriamente na trilha de oportunidades que a minissérie ?Mad Maria? esta deixando. Young Blood disse que projetos para alavancar o turismo local existe, no tempo certo ele acredita que as oportunidades de investimentos no setor devem aparecer brevemente.
Fotos/legendas:
*01 - O cenógrafo e artista plástico César Young Blood
*02 - Exterior da casa-vagão no acampamento à beira dos trilhos
*03 - Interior da mesma casa-vagão
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!