CHOCANTE ? Novas fotos de abusos contra civis presos no Iraque escandalizam opinião pública ? Veja Fotos

CHOCANTE ? Novas fotos de abusos contra civis presos no Iraque escandalizam opinião pública ? Veja Fotos

CHOCANTE ? Novas fotos de abusos contra civis presos no Iraque escandalizam opinião pública ? Veja Fotos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* A corte marcial britânica que julga três soldados acusados de abusos contra civis iraquianos divulgou nesta terça-feira fotografias que, aparentemente, mostram tropas britânicas maltratando prisioneiros no Iraque. Em uma delas, dois iraquianos nus aparecem simulando sexo anal para a câmera. As fotos ameaçam a reputação das Forças Armadas britânicas internacionalmente, especialmente no mundo árabe, da mesma forma que as imagens de torturas contra prisioneiros iraquianos em Abu Ghraib mancharam a imagem dos militares dos EUA.

*Ao todo, 22 fotografias foram descobertas por funcionários de um laboratório fotográfico, depois que um soldado levou o filme para ser revelado em uma loja perto de sua casa em Tamworth, no centro da Inglaterra. Os funcionários alertaram a polícia britânica, que confiscou o material. Posteriormente, descobriu-se que as fotografias foram tiradas pelas câmeras de cinco soldados britânicos em Basra, em maio de 2003.

*Na terça-feira, a promotoria apresentou as fotos no início do julgamento dos cabos Darren Larkin, de 30 anos, e Mark Cooley, de 25 anos, e do capitão Daniel Kenyon, de 33 anos, acusados de maus tratos no Iraque. Os três militares britânicos integram o Real Regimento de Fuzileiros, cuja base fica na cidade alemã de Osnabrueck, onde a corte marcial foi instalada. Os réus enfrentam nove acusações de maus-tratos contra prisioneiros que estavam sob sua responsabilidade.

*A divulgação das fotos obrigou o chefe do Estado Maior britânico, o general Michael Jackson, a pronunciar-se publicamente para condenar "todo tipo de maus-tratos".

*A promotoria afirma que as fotos foram tiradas numa base britânica perto de Basra, no sul do Iraque, em maio de 2003, pouco após a queda do regime de Saddam Hussein. Elas mostram supostos presos iraquianos, com redes na cabeça, amarrados ou nus, sendo agredidos ou humilhados.

*Em uma das fotos, um prisioneiro nu é aparentemente forçado a ficar de joelhos em frente de outro homem despido e a simular sexo oral. Em outra, um prisioneiro nu é forçado a simular ato sexual com outro prisioneiro.

*Uma das fotografias mostra um soldado de pé e em cima de um homem amarrado e deitado no chão. Outra, mostra um soldado socando ou fingindo socar um homem que está deitado no chão e amarrado por cordas.

*Na abertura do julgamento, o cabo Larkin confessou ter golpeado um prisioneiro civil iraquiano no Iraque, disse estar envergonhado do que fez, mas alegou inocência nas outras acusações. O capitão Kenyon e o cabo Cooley alegaram inocência em todas as acusações.

*Se considerados culpados, os réus podem ser condenados à prisão e ser expulsos do Exército. O julgamento deve durar de três a quatro semanas e começou dias após de o soldado americano Charles Graner ser condenado a dez anos de prisão por maltratar prisioneiros iraquianos na penitenciária de Abu Ghraib, perto de Bagdá.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS