DESPORTO ESCOLAR: Judoca com deficiência auditiva incentiva pessoas com deficiências no esporte

O esporte abre a mente, fortalece a musculatura, além de impor uma disciplina rígida na formação da gente”, disse o atleta

DESPORTO ESCOLAR: Judoca com deficiência auditiva incentiva pessoas com deficiências no esporte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não foi dessa vez que o judoca Rômulo Silva, 17 anos, conquistou medalha em competição nacional nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que reúne 4998 estudantes atletas de 12 a 17 anos de todo território nacional em Blumenau (SC) até o dia 30 em 14 modalidades coletivas e individuais. Surdo de nascença, o judoca é um entusiasta pelo esporte e sugere às pessoas com qualquer tipo de deficiência que pratique esporte.

 

Filho único, Rômulo Silva nasceu com elevada deficiência auditiva. Ele pratica o judô desde o seis anos de idade como ferramenta de inclusão social. “Já fiz muitas amizades e já viajei bastante para lutar o judô. O esporte abre a mente, fortalece a musculatura, além de impor uma disciplina rígida na formação da gente”, disse o atleta, que se comunica por fala, escrita, leitura labial, braile e gestos. “Nunca sofri preconceito”, destaca, motivando outros deficientes a inserir no meio esportivo.

 

A participação do aluno-atleta da escola estadual Anísio Teixeira, de Ariquemes, no Brasileiro Escolar em Blumenau terminou na segunda luta, na terça-feira (19). “Ganhei o primeiro, mas perdi o segundo combate”, disse ele, classificando como importante a presença no tatame da competição.

 

Agora me resta treinar para o campeonato de judô, em Versailles, na França, em abril de 2020”, anima-se o judoca da categoria (-66kg), que é bi-campeão brasileiro na Surdo-Olimpíadas, realizada em Pará de Minas (MG) esse ano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS