LUTO NO BASQUETE: Referência do basquete feminino no Brasil morre Lais Elena aos 76 anos

Uma das maiores responsáveis pela sucesso da modalidade lançando nomes como Janeth, Magic Paula e Hortência.

LUTO NO BASQUETE: Referência do basquete feminino no Brasil morre Lais Elena aos 76 anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Ao se aposentar como jogadora, foi a pessoa por trás da mais longeva equipe feminina do país, em Santo André, no ABC Paulista. Lais, que completou 76 anos na segunda-feira (11), estava internada na UTI do Hospital Brasil, em Santo André. Ela lutava contra um câncer de mama, sofreu uma convulsão na sexta-feira e, desde então, estava internada em quadro estável.

Lais Elena foi armadora de destaque na seleção brasileira entre as décadas de 1960 e 1970. Ganhou cinco títulos sul-americanos e foi protagonista de dois dos grandes feitos do basquete brasileiro feminino em todos os tempos: o ouro no Pan de 1967 (primeiro título pan-americano do país, quatro anos antes dos homens) e o bronze no Mundial de 1971, disputado no Ibirapuera.

 

Em clubes, defendeu o Corinthians, mas fez história mesmo no Santo André, onde jogou por 11 anos. Em 1976, assumiu como técnica da equipe da base da cidade, oito ano antes de começar a comandar o time principal, sempre ao lado de fiel assistente, Arilza Coraça. Com Lais à frente da equipe, Santo André foi o único time a sobreviver aos altos e baixos da modalidade.

 

Sob o comando dela, a equipe do ABC ganhou o Brasileiro de 1999 e a primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011. Revelou, entre outras, Janeth e Helen.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS