O esporte foi criado a partir de uma recreação escolar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O tapembol é um esporte que vem ganhando adeptos em todo país e no exterior. A modalidade é uma das novidades que será apresentada no último dia do 4º Congresso Estadual de Educação Física, que acontece até sexta-feira (26), no Cacoal Selva Park, no ginásio Rui Teixeira e na escola estadual Bernardo Guimarães, em Cacoal.
Originado em 2007, em Caeté, cidade histórica da região metropolitana de Belo Horizonte (MG), o tapembol é um esporte coletivo em que os atletas de duas equipes conduzem uma bola pelas mãos na busca de gol. Vence o time que pontuar mais, a exemplo de outros esportes.
O esporte foi criado a partir de uma recreação escolar. Adeptos da região Sudeste e do Ceará já realizam competições regulares. No exterior, o tapembol foi apresentado no Canadá, Portugal e Peru, em intercâmbios acadêmicos e missão humanitária.
Aberto na terça-feira (23), o 4º Congresso tem a proposta de ofertar conhecimentos aos profissionais da área vinculados ao governo estadual, com palestras, fórum, mesa redonda, cursos e apresentação de 10 projetos que concorrem ao Prêmio Experiência de Sucesso de 2018.
“O evento tem o objetivo de elevar o nível técnico dos nossos educadores físicos. E a premiação é um incentivo e valorização do perfil dos nossos profissionais. Os projetos a serem apresentados poderão ser compartilhados entre as escolas”, disse o professor Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Coube ao professor PhD. Vernon Furtado da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a tarefa de abrir os trabalhos aos congressistas. Em palestra, ele abordou o tema “Desenvolvimento hábil motor: do nascimento à fase adulta”.
O congresso segue nesta quarta com dois cursos. No Cacoal Selva Park, durante todo o dia, o curso será sobre danças, ginástica e expressão corporal. No ginásio Capitão Rui Teixeira, também durante todo o dia, os congressistas participam do curso sobre metodologia do ensino do handebol.
Palestra sobre o “Desenvolvimento humano”, a ser proferida pelo professor PhD Edison de Jesus Manoel, da Universidade de São Paulo (USP), e o “Fórum de Desporto Escolar” preenchem a manhã da quinta-feira (25), no Cacoal Selva Park. No período da tarde e no mesmo local, o palestrante paulista aborda “Desenvolvimento motor: de ações à ambientes, espaços e cenários”. Em seguida ocorre as apresentações dos projetos do Prêmio Experiência de Sucesso 2018.
O Congresso Estadual encerra as atividades na sexta-feira (26) com os cursos de tapembol, no ginásio Capitão Rui Teixeira, e Metodologia do ensino do voleibol, na escola Bernardo Guimarães. Ambos durante todo o dia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!