A missão contra os chilenos não é simples: derrotado por 1 a 0 no duelo de ida, o Corinthians precisa vencer por dois gols para avançar diretamente às quartas de final
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com três competições para o segundo semestre, o Corinthians recentemente estabeleceu que a Copa do Brasil é prioridade em declaração do presidente Andrés Sanchez. Apesar disso, não há dúvidas de que o duelo desta quarta-feira, contra o Colo-Colo em Itaquera, tem caráter de decisão. Afinal, estará em jogo a sequência ou a eliminação na volta do clube à Copa Libertadores.
A missão contra os chilenos não é simples: derrotado por 1 a 0 no duelo de ida, o Corinthians precisa vencer por dois gols para avançar diretamente às quartas de final. A inspiração está no Paulistão, quando a equipe conseguiu três reviravoltas como a que precisa nesta noite. O problema é que o desempenho do time desde então não transmite a mesma segurança.
Até por isso, Andrés tratou de reduzir a expectativa na última semana ao afirmar que a competição não é a prioridade. Há a preocupação, por parte da cúpula corintiana, que eventual eliminação traga mais dificuldades para um semestre difícil por si só.
"Preferimos a Copa do Brasil por muitos motivos. É um torneio de quatro jogos, não só pelo financeiro, mata-mata, já estamos na semifinal. O Corinthians está priorizando Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores por último", disse o presidente na ocasião.
Por mais que o discurso também tenha um cunho estratégico, o clube de fato enxerga com entusiasmo a hipótese de ganhar a Copa do Brasil. A premiação de aproximadamente R$ 50 milhões e, em teoria, a dificuldade menor com só mais quatro partidas por jogar, animam o Corinthians. Já na Libertadores, há o dobro de partidas e praticamente metade do prêmio (R$ 26 milhões).
De olho nisso tudo, Sanchez descartou treino aberto para os torcedores na última terça, em Itaquera, e já definiu que uma atividade do tipo provavelmente ocorrerá na véspera do jogo com o Flamengo, no fim de setembro, que decidirá a ida à final.
Libertadores, porém, é o que leva mais torcida à Arena
Cássio é dúvida, mas deve enfrentar os chilenos
Por enquanto, nas arquibancadas, a torcida tem mostrado que a Libertadores ainda é o torneio que gera maior entusiasmo. A média de público da Copa do Brasil (26,6 mil) e do Brasileirão (29,5 mil) ficam distantes do torneio sul-americano (32,05 mil). No duelo desta noite, o clube espera novamente casa cheia para tentar a reviravolta e já teve 32 mil ingressos vendidos até a véspera.
Atentos à demanda das arquibancadas, o treinador Osmar Loss e os jogadores têm feito o possível para demonstrar respeito pela competição. Depois de receber torcedores da Gaviões da Fiel no CT Joaquim Grava, no último sábado, Loss definiu com a direção do clube que haveria dois dias de concentração para cuidar da alimentação e do sono na preparação para enfrentar os chilenos.
"Em conversa com a diretoria e os líderes do elenco, achamos importante no momento mostrarmos que estamos imbuídos em buscar a classificação de fato. Não é da cultura no Corinthians (concentrar com antecedência), mas todos os líderes acharam interessante em mostrar o sacrifício em nos colocarmos entre os 8 melhores da América do Sul", explicou o treinador.
Outro sinal da importância do jogo desta noite foi o treinamento fechado aos jornalistas na terça-feira, algo inédito até aqui em três meses sob o comando de Loss. A escalação do time não foi divulgada, mas Cássio é favorito para estar no gol, Ralf substitui o suspenso Gabriel e Romero volta ao time. Clayson, Pedrinho e Roger disputam duas vagas na frente.
CORINTHIANS x COLO-COLO
Data: 29 de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores (duelo de volta pelas oitavas de final)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Juan Belatt e Gustavo Rossi (ambos Argentina)
CORINTHIANS: Cássio (Walter); Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho (Roger), Jadson e Clayson; Romero. Treinador: Osmar Loss.
COLO-COLO: Orion; Zaldivia, Barroso e Insaurralde; Opazo, Baeza, Carmona e Damián Pérez; Valdívia; Paredes e Barrios. Treinador: Héctor Tapia.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!