Vaga na Libertadores pode impedir Conmebol de declarar Chapecoense campeã

Por isso, em um primeiro momento, a Conmebol apenas elogiou o pedido do Atlético Nacional, mas preferiu não confirmar que ele será atendido.

Vaga na Libertadores pode impedir Conmebol de declarar Chapecoense campeã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A intenção do Atlético Nacional de declarar a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016 pode não ser o suficiente. A vaga na Libertadores em 2017, em disputa na Colômbia, pode transformar em sonho a homenagem às vítimas do acidente aéreo da madrugada desta terça-feira (29).

Explica-se: se o Atlético fosse o campeão da Sul-Americana, o time "acumularia" duas vagas para a disputa da Libertadores, uma vez que eles são os atuais campeões da competição mais importante. Como isso não é possível, um desses "bilhetes de entrada" seria repassado ao clube colombiano que ficasse na melhor posição do campeonato nacional e não conseguisse a vaga de maneira automática.

Por isso, em um primeiro momento, a Conmebol apenas elogiou o pedido do Atlético Nacional, mas preferiu não confirmar que ele será atendido.

Na prática, isso se assemelha com a possibilidade de o 7º colocado do Brasileirão conseguir uma das vagas com um eventual título do Atlético-MG na Copa do Brasil. Como já se garantiu na zona de classificação à Libertadores por meio do Brasileirão, os mineiros transformariam o G-6 do Nacional em G-7.

Caso a Conmebol aceite o pedido, a entidade precisará dar a vaga da Libertadores à Chapecoense, cortando esse benefício disputado por algumas equipes colombianas. Até a noite desta terça-feira (29), no entanto, os dirigentes da confederação sul-americana ainda não haviam recebido nenhuma negativa de nenhuma entidade.

Enquanto o futuro desportivo não é definido, confederações e equipes já mostraram amplos planos de ajudar a Chapecoense na reconstrução. Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Ponte Preta já colocaram seus jogadores à disposição para um empréstimo gratuito e ainda estudam ações como impedir que a equipe de Santa Catarina seja rebaixada por um determinado período de tempo.

A FPF (Federação Paulista de Futebol) disse que colocará à disposição da Chapecoense toda a sua estrutura e seus departamentos para a reconstrução do clube. A Conmebol e Fifa decretaram luto e equipes pelo mundo também ofereceram condolências.

Entre as vítimas do acidente aéreo estão 19 jogadores do elenco da Chapecoense, além de integrantes da comissão técnica, incluindo o técnico Caio Júnior. Diretores do clube e jornalistas também estão na lista de mortos.

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior.

Na lista de convidados da Chapecoense para a viagem à Colômbia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estava no voo. Outros dois membros da delegação, Plínio Arlindo De Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense, e Gelson Merisio, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também não embarcaram, assim como o jornalista Ivan Carlos Agnoletto.

De acordo com a Aeronáutica Civil da Colômbia, seis pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Ximena Suarez e Erwin Tumiri completam a lista de sobreviventes.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS