Atletas e dirigentes reconhecem governo como impulsionador do esporte

Atletas e dirigentes reconhecem governo como impulsionador do esporte

Atletas e dirigentes reconhecem governo como impulsionador do esporte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A iniciativa do Governo de Rondônia em custear as despesas de deslocamentos, hospedagem e alimentação das delegações esportivas participantes dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), em Ji-Paraná, refletiu no posicionamento positivo de atletas e dirigentes em favor da impulsão do esporte no estado promovido pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pasta responsável pela organização do evento esportivo no interior.

Todas as delegações estão hospedadas nos principais hotéis da cidade e contam, gratuitamente também, com os deslocamentos dos hotéis às praças esportivas e de alimentação instalada no Centro de Convivência do JIR, no Esporte Clube Vera Cruz. “Toda essa logística foi pensada e comprada pelo Governo de Rondônia em benefício do atleta”, afirma o secretário do JIR, Edvaldo Botelho.

“Essa iniciativa do governo estadual fomenta o desenvolvimento esportivo e social. A integração entre as equipes e o convívio social é salutar para o crescimento do esporte em Rondônia”, opina Franck Lopes, o presidente da Federação Rondoniense de Taekwondo.

“Patrocinar as competições, assim como já fez em todas as etapas dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), o governo demonstra maturidade favorecendo os atletas e melhorando a qualidade do esporte em Rondônia”, entende o árbitro e handebol João Henrique.

“Tirar dinheiro do bolso para custear despesas de viagem, alimentação, hospedagem e deslocamento na localidade sede do evento inviabiliza o desenvolvimento do esporte”, diz Adilson Alves, mais conhecido como professor Gaivota em Ouro Preto do Oeste, onde mantém academia e ensina capoeira. “A qualidade da alimentação é imprescindível para o desempenho do atleta”, pontua o professor Gaivota.

“A estrutura deste evento me impressiona. São muitas modalidades esportivas e muitos atletas sendo custeados pelo governo. Isso é importante porque o gestor público está se voltando e apoiando o esporte em Rondônia”, avalia a goleira de handebol Marciele Silva, da equipe de Porto Velho, satisfeita ao deparar com a trave do gol adequada para o esporte que pratica. No handebol a trave do gol deve ser quadrada e não arredondada como no futsal.

“É um gasto que a maioria dos atletas não consegue pagar. Por isso deixam de participar das competições. O governo está de parabéns por esse mecanismo de impulsão ao esporte de alto rendimento”, disse a lutadora de taekwondo Fernanda Ornachi, de Seringueiras.

Para o ala Daniel, do basquete de Porto Velho, os prefeitos deveriam se espelhar no comportamento do governo estadual e investir mais no esporte municipal. “Se cada gestor municipal apoiar o esporte, novos talentos surgirão. E quem mais ganha com isso é a própria cidade”, diz o ala.

Jéssica Laynne é a chefe de hospedagem da delegação de Cacoal e está satisfeita com a receptividade em Ji-Paraná. “Não só a qualidade da hospedagem nos hotéis, mas vamos ser sinceros, a alimentação balanceada faz uma diferença para os atletas”, disse Laynne, que também elogiou o sistema de deslocamento das equipes para as praças de esportes e de alimentação.

O professor Antônio Teles acompanhou a equipe de taekwondo de Seringueiras e disse que normalmente o atleta não tem condição de custear as próprias despesas e, por essa razão, abandona o esporte. “Com esse apoio do governo é bem capaz que novos talentos sejam revelados em Rondônia para o Brasil e o mundo”, observa Antônio Teles.

Os Jogos Intermunicipais começou no sábado (3) e segue até domingo (11) em várias praças esportivas de Ji-Paraná envolvendo a disputa de 14 modalidades individuais e coletivas e integrando 2,4 mil atletas, dirigentes e comissões técnicas de 24 cidades. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS