Atletas de Rondonia participão do Brasil Ride

Atletas de Rondonia participão do Brasil Ride

Atletas de Rondonia participão  do Brasil Ride

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Brasil Ride é o maior desafio de Mountain Bike já realizado em solo brasileiro. As duplas vão encarar aproximadamente 600 km entre serras, vales e rios, as trilhas da Chapada Diamantina, no Centro da Bahia, são o cenário perfeito para a épica corrida de sete dias. De 23 a 29 de setembro de 2012, centenas de atletas terão uma experiência de vida inesquecível na Brasil Ride.
A Brasil Ride 2012 tem início e chegada na cidade de Mucugê e tem como segunda base a cidade de Rio de Contas.
*Área de apoio sujeitas a alterações
Etapa   Local    Dist      Alt
Prologo            MUxMU            18,69 km          290 m
2º Etapa           MUxRC 143,56 km         3072 m
3º Etapa           RCxRC 35 km   763 m
4º etapa           RCxRC 81,5km 2343 m
5º etapa           RCxMU 128km 1750 m
6º etapa           MUxMU            119 km 1502 m
7º etapa           MUxMU            47,91km           673 m
1ª Etapa (Prólogo)
Data: 23 de setembro, 2012 largada às 13h00 - Contra relógio
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 18,9 km
Total de subidas: 290m
Tempo limite de prova: 3h
Percurso representa um resumo de toda a prova. Terrenos com grande amplitude, trechos arenosos, com cascalho e grandes rochas , com três travessias de rio. Bastante single-track técnico com rochas características da região, passando por um parque municipal.
Apesar da pequena distância, a dificuldade técnica dos diversos degraus e inclinação exigirão bastante explosão dos atletas. Trecho final todo dentro da cidade de Mucugê, com sua arquitetura tombada, com calçamento de pedras.
2ª Etapa
Data: 24 de Setembro, 2012 largada às 6h00
Largada / Chegada: Mucugê / Rio de Contas
Distância: 143,6 km
Total de subidas: 3072 m acumulado de ascensão
Horário de corte: 17:30h na chegada e no 4° ponto de apoio 16:00h
Etapa mais longa e dura da Brasil Ride. Início com 15 km em asfalto até entrar na terra, seguindo mais 15km em chapadão, com estrada larga e plana. Descida de serra perigosa até apoio 1. Segue-se por trilhas e estradas de terra, com relativa ascensão até cidade de Piatã (2º ponto de apoio e encontro com Apoio Neutro Shimano). Esta é a cidade mais alta do Nordeste Brasileiro. A partir de Piatã predomínio de downhill e single track até o ponto de apoio 3. A partir daí começa trecho mais difícil da prova. Apelidado de “Vietnã”, possui muito single-tracks com aclives em rochas soltas que minam a energia dos atletas, até cruzar rio cristalino e então outro down-hill até apoio 4, no vilarejo de Arapiranga. A partir deste ponto, uma longa subida até a meta de chegada.
3ª Etapa
Data: 25 de setembro, 2012 largada às 10h00 - circuito cross country
Largada / Chegada: Rio de Contas / Rio de Contas
Distância: Volta com 7km, sendo 5 voltas no total. 
Total de subidas: 763 m
Percurso que se inicia na cidade com trecho de single track “urbano” até uma estrada de terra com subida pouco inclinada. Novo single-track plano e com bastante rochas até iniciar subida ao morro da capela. Subida ao morro da capela “curta e grossa”. Do alto do morro de onde se avista toda a cidade, segue-se em um down-hill muito íngreme e bastante técnico, até voltar à cidade.
Duplas não precisam ficar juntas. Contará a média de tempo das dos atletas da dupla.
Nesta etapa após o líder da etapa cruzar a linha de chegada, nenhum atleta poderá iniciar nova volta, ainda que faltem uma ou mais voltas. Neste caso será somado ao tempo total do atleta o tempo de sua volta mais lenta multiplicado pelo número de voltas faltantes.
4ª Etapa
Data: 26 de Setembro, 2012 largada às 8h00
Largada / Chegada: Rio de contas / Rio de Contas
Distância: 81,5 km
Total de subidas: 2343 m
Tempo limite de prova: 9h
Tempo de corte: 17:00h na chegada e no 3° ponto de apoio
Percurso com um dos single-tracks mais bonitos da prova. Etapa inicia com estrada de terra em leve subida e alguns trechos com lajes de pedra. Após 1º ponto de apoio segue por estrada de terra embalada, até iniciar o single-track. Maior parte dele em down-hill, dentro de mata, fantástico! Após fim do single down-hill continua até 2º ponto de apoio. Longo trecho com pouca variação de altitude, em estrada de terra, até iniciar subida, com o final dela com muitas rochas soltas. Fim da prova com mais descida até a chegada
5ª Etapa
Data: 27 de Outubro, 2012 largada às 7h00
Largada / Chegada: Rio de Contas / Mucuge
Distância: 128 km
Total de subidas: 1750 m
Tempo limite de prova: 10h
Tempo de corte: 17:30h na chegada e no 3° ponto de apoio
2ª etapa mais longa da Brasil Ride, mas com percurso fácil.
Etapa começa com uma breve subida até “despencar” em downhill em estradas de terra onde os atletas atingirão as maiores velocidades de toda a prova. Apesar de larga e de bom piso, é escorregadia nas curvas. Pequeno trecho de single-track com inclinação até 1º ponto de apoio, e então um longo trecho de estrada de terra e cascalho bastante seco, em meio à catinga. Um dos pontos mais quentes da prova. Após 2º ponto de apoio inicia-se única subida considerável da prova, longa mas com inclinação tranquila. Após 3º ponto de apoio, percurso fácil, estrada pouco inclinada e chão liso, intercalado com alguns pequenos bancos de areia. 15 km finais todo em asfalto plano.
6ª Etapa
Data: 28 de Setembro, 2012 largada às 8h00
Largada / Chegada: Mucuge / Mucuge
Distância: 119 km
Total de subidas: 1502 m
Tempo limite de prova: 10h
Tempo de corte: 17:30 na chegada e 16:00h no 2° ponto de apoio
Percurso inédito na Brasil Ride. Apesar de longo, é bastante rápido. Prova inicia com asfalto e estrada de terra com piso batido e liso, com poucas subidas, bom para se manter embalo, passando por fazendas com plantações. Pequenos trechos arenosos pelo caminho. Após 1º ponto de apoio, um single-track em descida delicioso. Percurso cruza asfalto e segue por estradas de terra larga, inicialmente piso duro, passando por mais trecho arenoso. Inicia-se então o down-hill marcante da etapa: com 6km, algumas curvas e terreno com erosão e pedras até vilarejo de São João. Prova segue então por estradas de terra batida, com subida da serra em piso bom de se pedalar. Do 3º ponto de apoio em diante, predominância de plano e piso liso e asfalto.
7ª Etapa
Data: 29 de Setembro, 2012 largada às 10h30
Largada / Chegada: Mucugê / Mucugê
Distância: 57,91 km
Total de subidas: 673 m
Tempo limite de prova: 9h
Tempo de corte: 16:30h na chegada.
 
Última etapa para ficar gravado na memória. Percurso com início muito fácil e rápido e fim duro e técnico.
Percurso começa por asfalto com leve inclinação e estrada de terra batida até 1º down-hill curto e íngreme, com muitas pedras e erosões. Após cruzar a pista, single-track pouco inclinado com piso liso e todo arborizado. Passa-se por algumas fazendas até retonar ao asfalto e então iniciar mesmo percurso do prólogo na 1ª etapa: bastante técnico, com forte subidas e pedras. Etapa termina passando novamente pelas ruas e becos de Mucugê.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS