A região norte está fora da edição 2012 da Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o Sampaio Corrêa-MA bateu, de virada, o VEC por 4 a 1, no estádio Castelão, e garantiu sua classificação às quartas de final da competição nacional.
Buscando sua classificação diante de sua torcida, o Sampaio Corrêa-MA entrou em campo pressionando o VEC desde o início. Logo aos sete, Pimentinha entrou na área e finalizou para fora. Dois minutos mais tarde, Arlindo Maracanã avança pelo meio e arrisca um chute, que vai para fora.
Aos 20 minutos, o Sampaio Corrêa-MA tem a chance clara de abrir o placar. Pimentinha recebe dentro da área e finaliza, mas o goleiro Dida espalma. Na sobra, Arlindo Macanã chega batendo, mas a zaga do Lobo do Cerrado chega a tempo e salva.
Aos 24′, o VEC consegue chegar ao seu gol numa falha individual. Carlinho Rech tenta recuar para Rodrigo Ramos, mas Cabixi se antecipa e toca por cima do arqueiro boliviano, fazendo 1 a 0.
O gol esfriou a torcida e o VEC passou a administrar o resultado e a trocar passes em campo.
Aos 32′, o clube boliviano chegou mais uma vez. Deca desceu pela esquerda e cruzou para Pimentinha que tenta o domínio e finaliza para fora. Cinco minutos mais tarde, Cleitinho arrisca de fora, mas Dida defende.
Para a segunda etapa, o VEC retornou a campo com duas modificações. Saíram Guajará e Diego Siqueira e entraram Adriano e Casagrande, respectivamente. Porém as mudanças do treinador Eder Taques não surtiram o efeito esperado e o Lobo do Cerrado entrou em campo acuado na etapa final.
E logo aos três minutos, o Sampaio Corrêa-MA conseguiu chegar a igualdade. Cleitinho passou por seu marcador e bateu no canto do goleiro Dida para fazer a festa do torcedor do clube maranhense.
Aos cinco minutos, o Sampaio Corrêa-MA consegue chegar a virada. Pimentinha driblou dois marcadores e chutou para o fundo das redes para colocar o Bolívia em vantagem.
Após o gol, o Sampaio Corrêa-MA fica eufórico em campo e segue dominando a partida, desperdiçando inúmeras oportunidades de ampliar o marcador. Aos 18′, em rápido contra-ataque, o meia Cleitinho arrancou com a bola e passou para o atacante Júnior Chicão que finalizou, mas acertou a trave.
Aos 23′, o Lobo do Cerrado chega pela primeira vez. Kukau arrisca de fora da área, mas o goleiro Rodrigo Ramos defende.
Aos 28′, o Sampaio Corrêa-MA chega com perigo com Wescley que arrisca, mas o goleiro Dida defende. No minuto seguinte, Edílson Pereira finaliza, a bola bate na zaga e o goleiro Rodrigo Ramos evita a saída da bola.
Aos 31′, Cleitinho, um dos destaques da etapa final, arrisca de fora, mas o goleiro Dida defende. Quatro minutos mais tarde, Pimentinha arranca em contra ataque, passa para Wescley, que recebe livre, mas finaliza para fora, desperdiçando mais uma chance. E de tanto tentar, o Sampaio Corrêa-MA consegue chegar ao terceiro gol. Aos 36′, Wescley passa para Pimentinha, que dribla seus marcadores e acerta o ângulo do goleiro Dida.
Aos 40′, o Sampaio Corrêa-MA conseguiu chegar ao quarto gol. Zé Paulo dribla o defensor do VEC e toca na saída do goleiro Dida para garantir a classificação do Bolívia.
Com o resultado, o Sampaio Corrêa-MA enfrentará o Mixto-MT na próxima fase da Série D. O primeiro jogo será realizado no próximo domingo em Cuiabá. Já o segundo jogo será no dia 23 em São Luís. Já o VEC está eliminado da competição nacional.
Ficha Técnica
Sampaio Correa-MA 4 x 1 VEC
Local: estádio Castelão (em São Luís-MA);
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO);
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Edson Antônio de Sousa (GO);
Público: 40 mil torcedores;
Gols: Cabixi aos 24′ do 1º; Cleitinho aos 3′, Pimentinha aos 5′ e aos 36′ e Zé Paulo aos 43′ do 2º;
Cartão amarelo: Diego Corbari (VEC);
Sampaio Corrêa-MA
Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Carlinho Rech e Deca; Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir (Dudu) e Cleitinho (Zé Paulo); Júnior Chicão (Wescley) e Pimentinha. Técnico: Flávio Araújo.
VEC
Dida; Maykon Paulista, Mário Paiva, Alex e Guajará (Adriano); Felipe Sorbara, Diego Corbari, Kukau (Torres) e Edílson Pereira; Diego Siqueira (Casagrande) e Cabixi. Técnico: Eder Taques.