O evento foi realizado sexta-feira, 31 de agosto no Centro de Eventos Soraia Vilela – CAT Albano Franco. Aconteceram apresentações de dança, música, poesia, mostra de pinturas e desenhos e para finalizar a escolha da Garota e Garoto SESI. 900 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio estiveram envolvidos na organização, da decoração ao cerimonial.
O projeto proporciona um momento de interação dos talentos dos alunos e professores, reunindo dessa forma um conjunto de apresentações culturais que proporcionam aos jovens e adolescentes envolvidos, um crescimento do intelecto e fortalece os laços entre escola e família. O talento estudantil tem por objetivo oferecer aos alunos uma nova forma de expressão, fortalecer a marca SESI como produto cultural, além de valorizar e incentivar os alunos em suas ideias e criações.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, Denis Baú, o talento das pessoas é responsável pela qualidade de vida da sociedade. “É na utilização de nossos talentos que fazemos a diferença é que proporcionamos ao mundo, um convívio mais saudável. A diferença fundamental entre os povos é a atitude. Nesse evento presenciamos mais de 100 alunos tomando uma atitude”, comentou.
A respeito da manifestação cultural como meio de afastar os jovens da degradação social o presidente comentou que o Talento Estudantil é uma demonstração de que os jovens não querem perder tempo com coisas inúteis ou ilícitas. “Esses jovens demonstram que o talento é nato e que não precisam de drogas, nem de bebidas alcóolicas para externar isso. Quando estamos dentro de um projeto que nos entusiasma, conseguimos colocar esse talento à disposição da sociedade. A Indústria rondoniense parabeniza esses jovens talentos que acreditam no projeto do Sistema FIERO de trazer uma educação com excelência para nossa sociedade”.
A superintendente do SESI, Gilvani Fares como educadora, analisou o evento também como aprendizagem empreendedora. “Além do aprendizado cultural, o projeto também incentiva ao empreendedorismo. Essas crianças passaram o tempo todo planejando como fazer, para quem fazer, que ação fazer e como meu cliente (plateia) vai receber isso. Atividades como essa, além de motivadoras da cultura, também são preparatórias para o mercado de trabalho. Essa é uma das metas do SESI. Preparar os jovens para a vida de um modo geral”.