PROGRAMADAS
Nos primeiros três meses deste ano, mais de 4.081 cirurgias eletivas foram realizadas pelo Hospital Regional de Cacoal; Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal; Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II; Hospital de Campanha Central e Hospital Regional de Buritis.
REDUÇÃO DA COVID
A realização dos serviços foi possível devido à queda no número de internações em relação à covid-19 no Estado. As unidades ficam localizadas em Porto Velho, Cacoal e Buritis e estão atuando nas ações reforçadas pelo Governo do Estado, com medidas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
AGILIDADE
As cirurgias eletivas são aquelas consideradas simples e rápidas já que o procedimento e a alta do hospital podem ocorrer com menos tempo. Conforme avaliação médica, os pacientes são autorizados a esperar por algum tempo até a data da cirurgia.
EXEMPLOS
Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ser considerados eletivos: cirurgias cosméticas e estéticas; cirurgias de baixa complexidade; cirurgias cardiovasculares não emergenciais; cirurgia ginecológica; cirurgia do sistema músculo-esquelético e procedimentos cirúrgicos ortopédicos; cirurgia exploratória ou de diagnóstico.
REGIONAL DE CACOAL
Em três meses, a unidade realizou 1.150 procedimentos cirúrgicos. Entre as especialidades médicas e serviços oferecidos estão: Buco-maxilo; cirurgia para cabeça e pescoço; cirurgia pediátrica; geral; plástica; dermatologia; dermatologia oncologia; ginecologia; intensivista; mastologia; oftalmologia e vascular.
HOSPITAL DE CAMPANHA
Com 110 leitos clínicos disponibilizados, realizou em cinco meses 574 cirurgias eletivas. Retirada de vesícula; Retirada de hernia; Retirada de útero; Retirada de lipomas; Retirada de cistos; Tireoidectomia; Histerectomia e Cirurgias ginecológicas.
HOSPITAL JOÃO PAULO II
Com 135 leitos disponíveis, o Pronto-Socorro João Paulo II realizou 1.881 cirurgias nos primeiros meses de 2022. Entre os procedimentos realizados estão: urgência e emergência; ortopedia; vascular e neurocirurgia.
HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE CACOAL
Já no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal - Heuro, neste ano, foram realizadas 462 cirurgias, sendo nas áreas de: cirurgia geral; buco-maxilo; neurocirurgia; ortopedia; vascular e urologia.
BURITIS
O Hospital Regional disponibiliza 32 leitos, tendo cerca de 180 servidores ativos. A unidade realizou nos primeiros meses deste ano 10.028 procedimentos ambulatoriais e 14 cirurgias eletivas.
ORTOPÉDICAS
As cirurgias ortopédicas foram as maiores demandas registras no Pronto-Socorro João Paulo II e no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal – Heuro. De Janeiro a março deste ano foram realizadas mais de 640 cirurgias ortopédicas eletivas nas duas Unidades Hospitalares.
COSME & DAMIÃO
Falando em hospital, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que as obras de reforma do telhado, forro e pintura de toda estrutura do hospital infantil Cosme & Damião iniciaram oficialmente na manhã de ontem.
TRABALHO SEGUE
De acordo com a Sesau, são quase R$ 400 mil em investimentos nesta fase e a reforma não vai interromper a rotina de atendimento da unidade.
REFERÊNCIA
O Hospital Cosme & Damião é referência em saúde infantil em todo Estado de Rondônia e também da Região Norte. Atualmente a unidade atende pacientes de todos os municípios do Estado, além de Estados vizinhos, comunidades indígenas, quilombolas e boliviana. O hospital tem 10 leitos de UTI, 112 leitos clínicos e mantém uma rotina de atendimento médio de 250 pacientes.
ICM-BIO
Parece que algumas pessoas que trabalham no ICM-BIO ( órgão Federal ) levam muito a serio o negócio de questão ambiental. Tanto é que dois motoristas foram "jogados pro mato" na manhã de ontem, na BR-364. Nas fotos em destaque, está uma camionete do Instituto voltando de Ariquemes para Porto Velho.
ICM-BIO 2
Em um determinado trecho da rodovia, onde havia um grande congestionamento, o apressado motorista do ICM-BIO fez uma ultrapassagem perigosa e obrigou dois motoristas que vinham em sentido contrário, a buscar refúgio em meio ao matagal existente no acostamento. Foi a única alternativa encontrada para evitar um grave acidente.
ICM-BIO 3
Se por acaso a camionete do serviço público federal tiver tacógrafo, também será possível aos gestores do órgão verificar a velocidade média empregada na BR. Tenho certeza que vai ser bem acima do limite permitido.
INCONSTITUCIONAL
O Tribunal de Justiça de Rondônia reconheceu como inconstitucionais as Leis Estaduais 5178/2021 e 5179/2021, que davam direito ao cidadão rondoniense de não se submeter, de forma compulsória, à vacina contra a covid-19 e que proibia a exigência do passaporte sanitário em locais abertos e fechados.
PASSOU POR TODOS
As leis, de autoria do deputado Eyder Brasil (PL), foram aprovadas em novembro de 2021 e sancionadas pelo governador Marcos Rocha. O deputado disse que as leis seriam para evitar tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório a qualquer pessoa que recusasse vacinar contra a Covid.
CONTRADITÓRIO
Autoridades de saúde e até secretários de saúde em Rondônia, afirmaram que a vacinação foi responsável pela baixa no número de casos. No estado, 1.107.721 pessoas tomaram as duas doses da vacina, o que equivale a 65,89% da população. Outras 367.300 (21,85%) pessoas já recebem a 3ª dose e 11.675 (0,69%) a quarta dose do imunizante.
MEIO AMBIENTE
A Energisa fez uma doação de 1757 mudas de castanheira suficientes para reflorestar até 2 hectares. Em três anos, a empresa contribuiu para o reflorestamento de 14,5 hectares, de Áreas de Preservação Permanente em Alvorada D'Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Porto Velho.
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS
No filme a seguir, é destacado o registro de parceria com a SEDAM, que é o órgão que se encarrega da distribuição das plantas. A Energisa destaca que um dos objetivos da iniciativa é contribuir para o projeto Plante Castanha Brasil que repassa as plantas para pequenos produtores para recuperar áreas degradas ao mesmo tempo que gera renda através da extração do fruto.