ESPAÇO ABERTO: Rondonienses vivem o risco de precisar de UTI e não ter pra onde ir

ESPAÇO ABERTO: Rondonienses vivem o risco de precisar de UTI e não ter pra onde ir

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

PERIGO

 
A manchete acima não é uma hipótese levantada pelo Governo, mas uma triste realidade que pode voltar a ocorrer. Por mais que se alerte ou apresente números e estudos científicos destacando o perigo, muita gente ainda ignora que o coronavírus é real, mortal e está muito mais próximo do que se imagina.
 
REALIDADE
 
Um relatório divulgado pelo Governo do Estado aponta que sete pessoas aguardam por um leito para tratamento da Covid-19 em Rondônia. A espera voltou a ser registrada depois de oito meses de estabilidade.
 
ESTADO DE SAÚDE
 
De acordo com o levantamento, dos pacientes que aguardam por uma vaga, dois estão em estado grave e positivados para o vírus e dois estão graves, mas ainda não tiveram o resultado do exame. 
 
 
FILA
 
Em todos os casos, as pessoas esperam por um leito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas estaduais.
 
EXPECTATIVA ERA BOA
 
Em julho de 2021, a Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Hospital de Campanha da zona Leste de Porto Velho, ficaram sem pacientes internados com Covid-19.
 
REDUÇÃO
 
Por isso, os leitos das duas unidades começaram a ser reduzidos. A queda foi de 77,5% nos leitos clínicos e 72,5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
 
 
VAGAS
 
De acordo com o relatório do Governo, 288 leitos, entre UTI e clínicos, estão disponíveis no estado. Desses, 148 estão ocupados por pessoas com suspeita ou confirmação do vírus.
 
MEDIDAS
 
Ainda hoje o Governo do Estado fará entrevista coletiva para explicar quais procedimentos serão adotados diante desse novo aumento de casos de Covid-19.
 
FAKE
 
Ontem à tarde o Governo desmentiu os boatos de fechamento do comércio ou possíveis restrições por conta dos novos casos.
 
ESTRATÉGIA
 
O Estado garante poder restabelecer metodologia de trabalho em relação à Covid. Governo tem recursos disponíveis para administrar de forma lúcida, sem ter que decretar Lockdown.
 
 
AGILIDADE
 
A assessoria do Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, informou que Rondônia tem capacidade financeira e técnica pra se mobilizar novamente em relação  à leitos ou até mesmo transporte de emergência se for o caso.
 
ESTADO NA CAPITAL 
 
Falando em Governo,  Marcos Rocha anunciou a chegada do Tchau Poeira em Porto Velho. A capital irá receber mais de 70 km de asfalto e recapeamento.
 
LANÇAMENTO
 
A  solenidade de lançamento das obras acontecerá nesta terça-feira, 7, a partir das 17 horas no Ecoparque, localizado na avenida Campos Sales, 6210, Bairro Areal.
 
 
EXTENSÃO
 
Ao todo serão realizados mais de 40 km de obras de pavimentação nova e mais de 37 km de recapeamento em ruas e avenidas do perímetro urbano da capital.
 
ROTEIRO
 
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER) bem como a Casa Civil – responsáveis pelo organograma e  execução das obras – a distribuição do asfalto ficou estabelecido da seguinte forma:
 
Bairro Jardim Santana, 26,4 km pavimentação nova; Bairro Três Marias, 9,8 km pavimentação nova; Bairro Castanheira, 4,2 km de pavimentação nova e 6,07 km de recapeamento. Rota Zona-sul (bairros Monte Sinai, Novo Horizonte e Areia Branca) irá receber 2,8 km de pavimentação e 4,3 km de recapeamento; enquanto a Avenida Mamoré será contemplada com 14,2 km de recapeamento  e a Avenida Guaporé, 12,4 km de recapeamento.
 
A capital também receberá obras do projeto Governo na Cidade, cujo objetivo é revitalizar espaços e equipamentos públicos com a finalidade de proporcionar mais lazer e conforto aos moradores.
 
LOCAIS
 
Em Porto Velho, nesta fase estão previstos projetos no Campo do Abobrão, localizado no bairro Cohab, Centro de Desporto e Lazer (Cedel) no bairro Jardim Santana e será realizado a urbanização e construção de pista de caminhada na Estrada Treze de Setembro.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS