PERIGO
A manchete acima não é uma hipótese levantada pelo Governo, mas uma triste realidade que pode voltar a ocorrer. Por mais que se alerte ou apresente números e estudos científicos destacando o perigo, muita gente ainda ignora que o coronavírus é real, mortal e está muito mais próximo do que se imagina.
REALIDADE
Um relatório divulgado pelo Governo do Estado aponta que sete pessoas aguardam por um leito para tratamento da Covid-19 em Rondônia. A espera voltou a ser registrada depois de oito meses de estabilidade.
ESTADO DE SAÚDE
De acordo com o levantamento, dos pacientes que aguardam por uma vaga, dois estão em estado grave e positivados para o vírus e dois estão graves, mas ainda não tiveram o resultado do exame.
FILA
Em todos os casos, as pessoas esperam por um leito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas estaduais.
EXPECTATIVA ERA BOA
Em julho de 2021, a Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Hospital de Campanha da zona Leste de Porto Velho, ficaram sem pacientes internados com Covid-19.
REDUÇÃO
Por isso, os leitos das duas unidades começaram a ser reduzidos. A queda foi de 77,5% nos leitos clínicos e 72,5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
VAGAS
De acordo com o relatório do Governo, 288 leitos, entre UTI e clínicos, estão disponíveis no estado. Desses, 148 estão ocupados por pessoas com suspeita ou confirmação do vírus.
MEDIDAS
Ainda hoje o Governo do Estado fará entrevista coletiva para explicar quais procedimentos serão adotados diante desse novo aumento de casos de Covid-19.
FAKE
Ontem à tarde o Governo desmentiu os boatos de fechamento do comércio ou possíveis restrições por conta dos novos casos.
ESTRATÉGIA
O Estado garante poder restabelecer metodologia de trabalho em relação à Covid. Governo tem recursos disponíveis para administrar de forma lúcida, sem ter que decretar Lockdown.
AGILIDADE
A assessoria do Chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, informou que Rondônia tem capacidade financeira e técnica pra se mobilizar novamente em relação à leitos ou até mesmo transporte de emergência se for o caso.
ESTADO NA CAPITAL
Falando em Governo, Marcos Rocha anunciou a chegada do Tchau Poeira em Porto Velho. A capital irá receber mais de 70 km de asfalto e recapeamento.
LANÇAMENTO
A solenidade de lançamento das obras acontecerá nesta terça-feira, 7, a partir das 17 horas no Ecoparque, localizado na avenida Campos Sales, 6210, Bairro Areal.
EXTENSÃO
Ao todo serão realizados mais de 40 km de obras de pavimentação nova e mais de 37 km de recapeamento em ruas e avenidas do perímetro urbano da capital.
ROTEIRO
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte (DER) bem como a Casa Civil – responsáveis pelo organograma e execução das obras – a distribuição do asfalto ficou estabelecido da seguinte forma:
Bairro Jardim Santana, 26,4 km pavimentação nova; Bairro Três Marias, 9,8 km pavimentação nova; Bairro Castanheira, 4,2 km de pavimentação nova e 6,07 km de recapeamento. Rota Zona-sul (bairros Monte Sinai, Novo Horizonte e Areia Branca) irá receber 2,8 km de pavimentação e 4,3 km de recapeamento; enquanto a Avenida Mamoré será contemplada com 14,2 km de recapeamento e a Avenida Guaporé, 12,4 km de recapeamento.
A capital também receberá obras do projeto Governo na Cidade, cujo objetivo é revitalizar espaços e equipamentos públicos com a finalidade de proporcionar mais lazer e conforto aos moradores.
LOCAIS
Em Porto Velho, nesta fase estão previstos projetos no Campo do Abobrão, localizado no bairro Cohab, Centro de Desporto e Lazer (Cedel) no bairro Jardim Santana e será realizado a urbanização e construção de pista de caminhada na Estrada Treze de Setembro.